Amostra de sangue para hemograma.

Hemograma: entenda a importância desse exame

 15 de setembro de 2023

Você sabia que com uma pequena amostra de sangue, é possível analisar uma série de informações sobre o corpo de uma pessoa? Isso mesmo! O hemograma é um exame fundamental utilizado para avaliar a saúde geral do paciente.

Por meio dele, você consegue verificar se está tudo bem com o seu organismo ou se precisa de cuidados específicos. Normalmente, o teste é realizado uma vez por ano nos exames de rotina, mas também pode ser solicitado por um médico para acompanhamento.

Está para fazer um hemograma e quer entender como funciona o procedimento? Então leia este conteúdo até o final que vamos explicar tudo para você!

O que é um hemograma?

O hemograma ou hemograma completo, é um exame que avalia a quantidade e a qualidade das células que compõem o sangue, como glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (coagulação sanguínea).

Esse tipo de exame é realizado em um laboratório, onde o profissional médico irá colher uma pequena amostra do seu sangue. Através desse procedimento, é possível obter uma análise geral da saúde do indivíduo.

Dessa forma, o hemograma consegue identificar alterações no organismo, que muitas vezes não apresentam sintomas. Isso é importante para um diagnóstico precoce e o acompanhamento de condições de saúde.

Se os níveis de glóbulos vermelhos estiverem baixos, por exemplo, pode ser um sinal de anemia. Já se os glóbulos brancos estiverem aumentados, pode indicar uma infecção ou uma resposta inflamatória no corpo.

Quais doenças o hemograma pode detectar?

A seguir, veja algumas doenças e alterações no organismo que o hemograma completo pode detectar:

●     anemia;

●     leucemia;

●     distúrbios de coagulação;

●     deficiências nutricionais;

●     condições do sistema imunológico;

●     reações alérgicas;

●     infecções

●     acompanhamento de doenças crônicas;

●     policitemia;

●     hemoglobinopatias;

●     hemofilias;

●     trombocitopenia;

●     entre outras.

Como o hemograma é realizado?

O profissional do laboratório prenderá um elástico no seu braço para facilitar a visualização da veia. Em seguida, o local é esterilizado e uma amostra do seu sangue é colhida para ser analisada. Esse procedimento é rápido e indolor, podendo levar em média 5 minutos.

Em sequência, a amostra é enviada para o núcleo técnico, onde passará por uma análise. A partir disso, as células sanguíneas serão contadas e avaliadas quanto à sua forma, tamanho e outras características.

Por último, os resultados serão laudados para que o médico possa avaliar o seu diagnóstico e prosseguir com o atendimento.

Como se preparar para fazer um hemograma?

Para o fazer o hemograma é importante que o paciente realize o jejum de no mínimo 4 horas. Em alguns casos os médicos podem solicitar esse exame de urgência sem o jejum.

Quanto tempo demora para obter os resultados do hemograma?

No geral, os resultados do hemograma são disponibilizados no mesmo dia ou até um dia útil. No entanto, é importante ressaltar que o tempo necessário pode variar de acordo com o laboratório em que o exame foi realizado.

Quando fazer um hemograma completo?

Normalmente, o hemograma é realizado uma vez ao ano, juntamente com o check up médico. Isso vale para indivíduos de qualquer faixa etária, considerados saudáveis. Ou seja, que não estão passando por nenhum tipo de acompanhamento clínico.

Resumidamente, o médico irá determinar a periodicidade desse exame com base na condição de saúde da pessoa. Se você está passando por algum tipo de tratamento ou tem alguma doença crônica, pode ser que a frequência aumente.

Quer realizar um hemograma completo?

Há 40 anos cuidando dos nossos pacientes, o Sancet é certificado pela ONA, como o primeiro laboratório do Brasil e, acreditado pelo Palc como uma instituição de excelência e confiança.

Atualmente já realizamos mais de 1700 exames de análises clínicas, citologia e anatomia patológica, sempre oferecendo um atendimento humanizado.

Entre em contato com uma de nossas unidades e verifique os horários para colher um hemograma completo. Aqui, a nossa prioridade é você!

Em resumo

O que é hemograma?

O hemograma ou hemograma completo, é um exame que avalia a quantidade e a qualidade das células que compõem o sangue, como glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (coagulação sanguínea).

O que o exame de hemograma identifica?

O hemograma consegue identificar alterações no organismo, que muitas vezes não apresentam sintomas. Isso é importante para um diagnóstico precoce e o acompanhamento de condições de saúde.

Que doenças podem ser detectadas no hemograma completo?

O hemograma pode detectar doenças, como anemia, leucemia; distúrbios de coagulação, deficiências nutricionais, condições do sistema imunológico; reações alérgicas, infecções, entre outras.


Posts Relacionados


O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

Entenda a importância da atividade física para o seu dia a dia e saúde. Veja dicas práticas para começar a praticar hoje mesmo! [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>