Profissional da saúde realizando procedimentos da Acreditação ONA.

Acreditação ONA: o que é, importância e níveis

 20 de setembro de 2024

A Acreditação ONA promove qualidade e segurança por meio de padrões e requisitos pré-determinados na área da saúde, que são revisados periodicamente.

Essa iniciativa beneficia as instituições de saúde, os profissionais que trabalham na área e os pacientes que buscam atendimento.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é Acreditação ONA?

A Acreditação ONA consiste em um processo de avaliação e certificação que tem como objetivo aprimorar a segurança e a qualidade nos serviços de saúde. Obtida voluntariamente, ela garante atendimento confiável aos pacientes.

A Organização Nacional de Acreditação celebra 25 anos de história em 2024, consolidando-se como uma referência na promoção da qualidade e segurança da saúde no Brasil.

Ela confere um selo de qualidade que atesta o compromisso das instituições de saúde com o aperfeiçoamento constante, beneficiando toda a comunidade na área da saúde.

A Acreditação ONA é reconhecida internacionalmente?

Sim, ela é reconhecida internacionalmente. O método da Organização Nacional de Acreditação é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde).

Além disso, a ONA é membro da ISQua, atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como:

  • Estados Unidos;
  • Reino Unido;
  • França;
  • e Canadá.

Portanto, a certificação é uma referência tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para a melhoria constante das instituições de saúde que passam pelo processo de avaliação.

Quais são os níveis da Acreditação ONA?

Existem três níveis de certificação, que permitem avaliar a gestão e os processos das organizações. Confira mais detalhes, abaixo.

Nível 1 — “Acreditado”

A organização de saúde cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Todas as áreas de atividades da instituição são avaliadas. O certificado tem validade de dois anos.

Nível 2 — “Acreditado Pleno”

Para obter essa classificação, a instituição de saúde deve satisfazer a dois requisitos:

  • Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos requisitos CORE.;
  • Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, além dos requisitos CORE.

O certificado vale por dois anos.

Nível 3 — “Acreditado com Excelência”

Para alcançar esse nível, a instituição deve satisfazer a três requisitos:

  • Alcançar ou exceder, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela ONA.
  • Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os critérios ONA relacionados à gestão integrada, garantindo que os processos ocorram de forma contínua e com comunicação eficaz entre as atividades.
  • Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, evidenciando uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional

O certificado vale por três anos.

Quais são os benefícios da Acreditação ONA?

A obtenção da Acreditação ONA traz diversos benefícios, entre eles:

  • Melhoria na qualidade assistencial;
  • Segurança do paciente;
  • Eficiência operacional;
  • Maior confiança dos pacientes;
  • Competitividade no mercado;
  • Melhoria contínua.

Esses benefícios não apenas fortalecem a imagem institucional, mas também contribuem para um ambiente mais seguro e eficiente para todos os envolvidos.

Você sabia que o laboratório Sancet tem a Acreditação ONA?

Isso mesmo, em 2005, o Laboratório Sancet foi certificado pela ONA como o primeiro laboratório do Brasil a obter a excelência no nível 3. Desde então, temos mantido essa certificação, reforçando o compromisso do Sancet com as nossas unidades.

Acesse o nosso site e obtenha informações detalhadas sobre os nossos serviços. Você encontrará soluções completas em um único lugar, incluindo resultados de exames, coleta domiciliar e nossas unidades de atendimento.

Em resumo

Qual a definição para acreditação segundo a ONA?

A Acreditação é um processo que avalia e certifica os serviços prestados na área da saúde com critérios e requisitos estabelecidos previamente, visando garantir a segurança e a qualidade.

Quais são os 3 níveis de acreditação hospitalar ONA?

Nível 1 “Acreditado“: Tem validade de dois anos e concedido às entidades de saúde que cumprem os quesitos de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo estruturais e assistenciais.
Nível 2 “Acreditado Pleno”: Tem validade de dois anos e concedido às entidades de saúde que, além da segurança, apresentam uma gestão integrada.
Nível 3 “Acreditado com Excelência”: Tem validade de três anos e concedido às entidades que cumprem os quesitos de segurança, gestão integrada e também demonstram excelência em gestão.

Como conseguir acreditação ONA?

Para conseguir a acreditação ONA, uma entidade de saúde deve seguir um processo rigoroso de avaliação e melhoria contínua. Aqui estão os passos gerais:
– Compromisso com a qualidade e segurança
– Escolha de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC)
– Autoavaliação e preparo
– Adequação aos padrões ONA
– Auditoria
– Obtenção da acreditação
– Manutenção da acreditação
Esse processo é contínuo, visando o aprimoramento dos serviços e a segurança do paciente.


Posts Relacionados


Saúde do idoso: conheça os principais cuidados

A saúde dos idosos necessita de cuidados para assegurar seu bem-estar e qualidade de vida. O objetivo é promover a longevidade e um envelhecimento ativo por m [...]

Ver mais >>

Aplicativos de saúde: apps de autocuidado e bem-estar

Os aplicativos de saúde ajudam a monitorar hábitos essenciais como sono, atividade física e nutrição, promovendo o autocuidado. Descubra 7 apps que podem t [...]

Ver mais >>

Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>

Colesterol alto: como prevenir e combater

O colesterol alto é uma condição de risco para a saúde e de grande relevância, graças a correlação existente entre seus altos níveis no sangue com o de [...]

Ver mais >>