Acreditação ONA: o que é, importância e níveis
A Acreditação ONA promove qualidade e segurança por meio de padrões e requisitos pré-determinados na área da saúde, que são revisados periodicamente.
Essa iniciativa beneficia as instituições de saúde, os profissionais que trabalham na área e os pacientes que buscam atendimento.
Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é Acreditação ONA?
A Acreditação ONA consiste em um processo de avaliação e certificação que tem como objetivo aprimorar a segurança e a qualidade nos serviços de saúde. Obtida voluntariamente, ela garante atendimento confiável aos pacientes.
A Organização Nacional de Acreditação celebra 25 anos de história em 2024, consolidando-se como uma referência na promoção da qualidade e segurança da saúde no Brasil.
Ela confere um selo de qualidade que atesta o compromisso das instituições de saúde com o aperfeiçoamento constante, beneficiando toda a comunidade na área da saúde.
A Acreditação ONA é reconhecida internacionalmente?
Sim, ela é reconhecida internacionalmente. O método da Organização Nacional de Acreditação é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade nos Cuidados de Saúde).
Além disso, a ONA é membro da ISQua, atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como:
- Estados Unidos;
- Reino Unido;
- França;
- e Canadá.
Portanto, a certificação é uma referência tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para a melhoria constante das instituições de saúde que passam pelo processo de avaliação.
Quais são os níveis da Acreditação ONA?
Existem três níveis de certificação, que permitem avaliar a gestão e os processos das organizações. Confira mais detalhes, abaixo.
Nível 1 — “Acreditado”
A organização de saúde cumpre ou supera, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Todas as áreas de atividades da instituição são avaliadas. O certificado tem validade de dois anos.
Nível 2 — “Acreditado Pleno”
Para obter essa classificação, a instituição de saúde deve satisfazer a dois requisitos:
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além dos requisitos CORE.;
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades, além dos requisitos CORE.
O certificado vale por dois anos.
Nível 3 — “Acreditado com Excelência”
Para alcançar esse nível, a instituição deve satisfazer a três requisitos:
- Alcançar ou exceder, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela ONA.
- Cumprir ou superar, em 80% ou mais, os critérios ONA relacionados à gestão integrada, garantindo que os processos ocorram de forma contínua e com comunicação eficaz entre as atividades.
- Cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, evidenciando uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional
O certificado vale por três anos.
Quais são os benefícios da Acreditação ONA?
A obtenção da Acreditação ONA traz diversos benefícios, entre eles:
- Melhoria na qualidade assistencial;
- Segurança do paciente;
- Eficiência operacional;
- Maior confiança dos pacientes;
- Competitividade no mercado;
- Melhoria contínua.
Esses benefícios não apenas fortalecem a imagem institucional, mas também contribuem para um ambiente mais seguro e eficiente para todos os envolvidos.
Você sabia que o laboratório Sancet tem a Acreditação ONA?
Isso mesmo, em 2005, o Laboratório Sancet foi certificado pela ONA como o primeiro laboratório do Brasil a obter a excelência no nível 3. Desde então, temos mantido essa certificação, reforçando o compromisso do Sancet com as nossas unidades.
Acesse o nosso site e obtenha informações detalhadas sobre os nossos serviços. Você encontrará soluções completas em um único lugar, incluindo resultados de exames, coleta domiciliar e nossas unidades de atendimento.
Em resumo
A Acreditação é um processo que avalia e certifica os serviços prestados na área da saúde com critérios e requisitos estabelecidos previamente, visando garantir a segurança e a qualidade.
– Nível 1 “Acreditado“: Tem validade de dois anos e concedido às entidades de saúde que cumprem os quesitos de segurança do paciente em todas as áreas, incluindo estruturais e assistenciais.
– Nível 2 “Acreditado Pleno”: Tem validade de dois anos e concedido às entidades de saúde que, além da segurança, apresentam uma gestão integrada.
– Nível 3 “Acreditado com Excelência”: Tem validade de três anos e concedido às entidades que cumprem os quesitos de segurança, gestão integrada e também demonstram excelência em gestão.
Para conseguir a acreditação ONA, uma entidade de saúde deve seguir um processo rigoroso de avaliação e melhoria contínua. Aqui estão os passos gerais:
– Compromisso com a qualidade e segurança
– Escolha de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC)
– Autoavaliação e preparo
– Adequação aos padrões ONA
– Auditoria
– Obtenção da acreditação
– Manutenção da acreditação
Esse processo é contínuo, visando o aprimoramento dos serviços e a segurança do paciente.
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