Profissional fazendo exame de glicemia.

Exame de glicemia: tire suas dúvidas aqui

 6 de outubro de 2023

O exame de glicemia é um grande aliado da medicina quando o assunto é saúde metabólica. Por meio dele, é possível verificar o nível de açúcar no sangue e descobrir se você tem diabetes, hipoglicemia ou hiperglicemia.

Porque realizar esse exame é tão importante? Porque a diabetes é uma das doenças que mais afetam os brasileiros adultos. Nesse cenário, fazer o acompanhamento do seu nível de glicose no sangue é essencial para manter a saúde em dia. Quer entender melhor sobre o exame de glicemia e como ele é feito? Então continue com a leitura!

O que é glicemia?

A glicemia é a concentração de glicose no sangue. O nosso corpo transforma alguns dos hidratos de carbono ingeridos em glicose e a glicemia é o nível de glicose presente no nosso sangue. 

A alta concentração de glicose no sangue caracteriza a hiperglicemia, que pode levar à diabetes. Normalmente, essa condição é causada pela insuficiência na produção ou na ação da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas no corpo humano.

Já a hipoglicemia ocorre quando os níveis de glicose no sangue ficam baixos, geralmente devido a uma quantidade excessiva de glicose sendo absorvida pelas células.

Isso pode acontecer por vários motivos, como comer menos do que o necessário, consumir muito álcool e fazer exercícios físicos sem ajustar adequadamente a alimentação.

Para que serve o exame de glicemia?

O exame de glicemia de jejum serve para avaliar o nível de glicose na circulação sanguínea. Esse procedimento permite detectar um possível diagnóstico de diabetes e monitorar a taxa de açúcar no sangue para controlar a doença.

Além disso, o exame de glicose pode ser complementado por outros tipos de avaliação durante um check-up médico, como a hemoglobina glicada (HbA1c). Este teste oferece uma visão mais abrangente dos níveis de glicose, sendo recomendado de forma adicional nas orientações médicas.

Como funciona o exame de glicemia?

Idoso fazendo um exame de glicemia.

O exame de glicemia é realizado através da coleta de sangue e requer um jejum de no mínimo 8 horas.

A coleta é realizada em um laboratório de medicina diagnóstica e leva em torno de 5 a 10 minutos para ser concluída. O resultado geralmente fica pronto no mesmo dia, ou no máximo em 1 dia.

Como a diabetes é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas claros durante certo período. Portanto, a enfermidade pode resultar em complicações graves se não for detectada e tratada adequadamente.

Por essa razão, os médicos frequentemente solicitam exames glicêmicos para detectar problemas metabólicos e, se necessário, pedem a hemoglobina glicada para uma avaliação mais detalhada.

Quais são os fatores de risco que exigem o exame de glicemia?

Algumas pessoas têm predisposição a desenvolver doenças metabólicas, tornando a realização do exame de glicemia de jejum uma recomendação importante. Abaixo, destacamos alguns fatores de risco que justificam essa prática, mas o ideal é que o exame de glicemia de jejum seja realizado pelo menos 1 vez ao ano.

  1. Obesidade ou sobrepeso.
  2. Sedentarismo.
  3. Histórico familiar de diabetes.
  4. Acompanhamento de pré-natal.

Como se preparar para realizar o exame de glicemia?

Para se preparar para o exame de glicemia, você deve fazer jejum de no mínimo  8 horas. Esse procedimento é importante para ter um resultado mais eficiente. 

Como o Laboratório Sancet pode ajudar você?

O Laboratório Sancet torna a coleta de sangue para exame de glicose mais acessível, oferecendo o serviço domiciliar.

Com 44 anos de experiência e 1700 exames realizados, garantimos resultados confiáveis e rápidos. Nossas 20 unidades e a aceitação de mais de 200 convênios médicos proporcionam comodidade.

Fale com nossos especialistas para esclarecer suas dúvidas e obter todas as informações necessárias sobre seu exame de glicose. Estamos aqui para ajudar!

Em resumo

Como é feito o exame de glicemia?

O exame de glicemia é realizado através da coleta de sangue e requer um jejum de no mínimo 8 horas.  A coleta de sangue é feita em um laboratório de medicina diagnóstica, podendo levar de 5 a 10 minutos para ser concluída e o resultado pode sair no mesmo dia ou até em 1 dia.

Qual preparo para realizar o exame de glicemia?

Não é possível comer antes de fazer exame de glicemia. É preciso fazer jejum de 8 horas para medir o nível de glicose no sangue. Assim, o resultado é exato e consegue-se diagnosticar um possível caso de diabetes. Além disso, consegue-se controlar a doença e realizar acompanhamentos, se necessário.


Posts Relacionados


O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

Entenda a importância da atividade física para o seu dia a dia e saúde. Veja dicas práticas para começar a praticar hoje mesmo! [...]

Ver mais >>

Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>