Mulher realizando um check-up feminino.

Check-up Feminino: quais exames fazer todo ano?

 3 de novembro de 2023

Desde a infância até a melhor idade, as precauções com a saúde são imprescindíveis para todos. No entanto, quando falamos no bem-estar da mulher, alguns cuidados específicos devem ser tomados, dentre eles o check-up feminino é um dos mais importantes.

Manter os exames de rotina em dia permite identificar precocemente doenças e complicações no organismo, o que é essencial para a prevenção e um tratamento eficaz. Porém, existem exames destinados apenas para mulheres.

Mas afinal, quais são os exames que devem ser feitos anualmente durante o check-up feminino? Continue lendo que explicaremos tudo para você!

Qual a importância do check-up feminino?

O check-up feminino é importante, pois possibilita avaliar integralmente o estado de saúde de um paciente por meio de exames simples. Essa abordagem preventiva desempenha um papel crucial ao identificar doenças no organismo.

Com os exames do check up feminino, por exemplo, é possível diagnosticar doenças e condições como:

  • anemias;
  • diabetes;
  • infecções;
  • alterações celulares;
  • entre outros.

Portanto, o check-up feminino deve fazer parte da rotina das mulheres, independentemente da idade. Desde a infância, primeira menstruação, durante a vida sexual, gestação, menopausa e na terceira idade.

É fundamental ressaltar que, no check feminino geralmente são realizados vários exames  que podem monitorar por exemplo os níveis de colesterol, glicemia, triglicérides, função renal entre outros. Como também o papanicolau que é um exame preventivo fundamental na vida das mulheres e que deve ser realizado ao menos uma vez ao ano.

Em qual idade começa o check-up feminino?

É recomendado que o check-up feminino comece a ser realizado todos os anos a partir da primeira menstruação. Entretanto, o acompanhamento e exames de rotina infantil também são muito importantes para garantir um crescimento saudável e sem riscos.

Como são definidos os exames do check-up feminino?

Os exames do check-up feminino são definidos de acordo com a idade da mulher para garantir uma análise bem direcionada e eficaz. Consiste em exames simples como hemograma, colesterol, glicemia, urina tipo 1, Papanicolau, entre outros.

É fundamental realizar os exames do check up feminino de acordo com a sua idade uma vez ano, em caso de dúvidas, agende uma consulta com um médico para maiores esclarecimentos.

Faça seu check-up feminino com o Sancet!

Como você viu neste post, o check-up feminino é um hábito muito importante para a prevenção e auxilia a reduzir riscos consideráveis. Portanto, realizar os exames anualmente é a melhor forma para a prevenção e monitoramento de doenças.

Aqui no Sancet, você tem à sua disposição os melhores exames de check-up feminino, com uma infraestrutura de ponta e profissionais preparados. Além de um excelente custo-benefício, para cuidar da sua saúde sem pesar no bolso e com toda qualidade.

Não espere para começar a cuidar da sua saúde da melhor forma! Entre em contato com um dos nossos especialistas e tenha todo apoio para agendar seus exames e preservar o seu bem-estar!

Em resumo

Qual a importância do check-up feminino?

O check-up feminino é importante, pois possibilita avaliar integralmente o estado de saúde de uma paciente por meio de exames simples. Essa abordagem preventiva desempenha um papel crucial ao identificar eventuais anomalias ou doenças no organismo.

O que é check-up feminino?

Consiste em um conjunto de exames laboratoriais para a avaliação da saúde da mulher, realizados anualmente e estabelecidos de acordo com a faixa etária.

Como são definidos os exames do check-up feminino?

Os exames são definidos de acordo com cada faixa etária das mulheres.


Posts Relacionados


Beta hCG quantitativo: saiba tudo sobre esse exame

O beta hCG é um exame sanguíneo que detecta a gonadotrofina coriônica, uma substância produzida pela placenta durante a gravidez. Sua presença indica a oco [...]

Ver mais >>

O que é teste genético e para que serve?

O teste genético é uma análise laboratorial que estuda os cromossomos, genes e proteínas de uma pessoa. Veja quando esse exame é útil! [...]

Ver mais >>

Exames de rotina: quais devem estar no seu check-up médico?

Os exames de rotina servem para avaliar a saúde de uma pessoa de forma geral. Saiba mais sobre o check-up médico! [...]

Ver mais >>

Melhor laboratório para exames: 5 critérios na hora de escolher

Escolher um laboratório confiável e de qualidade para realizar exames é crucial para garantir resultados precisos e confiáveis, o que, por sua vez, é funda [...]

Ver mais >>