Mulher sorrindo e praticando atividade física.

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

 5 de janeiro de 2024

A atividade física é um hábito primordial e é unânime em recomendações dos órgãos de saúde. Trata-se de um aspecto diretamente associado à melhoria na qualidade de vida, autoestima, prevenção de doenças e promoção da saúde física e mental.

Nesse sentido, fugir do sedentarismo e praticar exercícios regularmente promove benefícios importantes ao organismo. A oportunidade para ter dias mais bem dispostos, com muito bem-estar e energia.

No post de hoje, você entenderá a importância dessa prática para uma rotina saudável. Vamos lá? Continue a leitura!

O que é considerado atividade física?

A atividade física é definida como qualquer movimento físico que exige o gasto de energia corporal. Trata-se de movimentos comuns no dia a dia, como caminhadas, ida e vinda do trabalho, lazer e outras.

Contudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o termo “atividade física” não pode ser confundido com “exercícios físicos”. Os exercícios são planejados, repetitivos e estruturados para melhorar o condicionamento, sendo que ambos trazem benefícios à saúde.

Quais os grupos de atividade física?

Considerando a atividade física como modalidade esportiva praticada regularmente, ela pode ser dividida em diferentes grupos. São classificações adotadas pelos profissionais para direcionar os exercícios, de acordo com o tipo de esporte.

Os grupos podem ser divididos da seguinte forma:

  • exercícios de velocidade: é a capacidade que a pessoa tem de atingir com a maior rapidez as atividades intensas, como corridas;
  • exercícios musculares: trabalham membros específicos para o ganho de massa muscular, auxiliando nas doenças musculares, ósseas, metabólicas, de mobilidade e de postura;
  • exercícios aeróbicos: têm vários benefícios para a saúde, como melhora do condicionamento físico, aumento da força muscular e da resistência, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculare.;
  • exercícios de força: promove o ganho de massa muscular, melhora a postura, favorece o emagrecimento e reduz o risco de lesões;
  • exercícios de flexibilidade: são atividades que visam melhorar a flexibilidade e a mobilidade articular e são importantíssimos para a manutenção da saúde física e mental.

Quais os benefícios da atividade física?

A prática regular de atividades físicas proporciona benefícios expressivos para a saúde e bem-estar. Consiste em um dos principais hábitos saudáveis e tem potencial para prevenir a hipertensão, doenças cardiovasculares e inúmeras outras doenças.

Por meio de uma rotina de exercícios físicos, é possível evitar todos os riscos associados ao sedentarismo — que segundo a Organização Mundial de Saúde, pode adoecer 500 milhões de pessoas em todo o mundo até 2030.

Confira a seguir quais são os benefícios que a atividade física oferece à sua saúde!

Reduz a pressão arterial

Alguns estudos mostram que fazer atividades físicas aeróbicas regularmente, como caminhada, por exemplo, ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea, que são benefícios importantes para hipertensos.

Fortalece o sistema imunológico

As atividades físicas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade do corpo de combater infecções, pois ativam as células de defesa, estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias e possuem ação antioxidante, o que melhora o funcionamento das células do sistema imunológico.

Previne doenças

Uma rotina de atividades físicas, associada a alimentação saudável, é uma prevenção eficaz contra diversas doenças. Consiste em um hábito que ajuda a evitar a diabetes, AVC, obesidade, diversos tipos de câncer, dores lombares e outras doenças.

Controle do peso corporal

Outro benefício importante da atividade física é o controle do peso corporal e o emagrecimento saudável. Ou seja, os esportes vão auxiliar a queimar calorias e a manter a massa magra, para acelerar o metabolismo e elevar a disposição.

Previne a insônia

A insônia é um problema sério e causa complicações à saúde e ao desempenho nas tarefas durante o dia. Com a atividade física, será notável a melhora na qualidade do sono e promove um descanso pleno, reduzindo o risco de passar noites em claro.

Bem-estar físico e mental

A realização de atividade física estimula a liberação de endorfina, o hormônio da felicidade. Sendo assim, os esportes contribuem para promover o bem-estar físico e mental e a combater transtornos sérios como a ansiedade, depressão e diminuir o estresse.

Como praticar atividades físicas corretamente?

Os benefícios da atividade física para o corpo e a mente são expressivos e contribuem para a qualidade de vida e bem-estar. Entretanto, para garantir essas vantagens é necessário realizar os exercícios de uma forma segura e adequada.

A atividade esportiva deve ser realizada de acordo com o quadro de saúde e com o devido acompanhamento profissional. Com atenção a esse fator, será possível alcançar ótimos resultados, de maneira saudável e sem nenhum risco à saúde.

Veja a seguir, os principais requisitos que deve considerar para começar a praticar atividade física da forma correta!

Faça um check-up

O check-up é um conjunto de exames de rotina que avalia o estado de saúde de forma confiável e precisa. É um procedimento simples e muito importante para detectar os níveis de colesterol, triglicerídeos e diversos outros índices.

Fazer o check-up regularmente proporciona dados relevantes para a análise médica, que auxilia no direcionamento da atividade física. Além de evitar riscos, contribui para a saúde e na prática segura do tipo de exercício escolhido.

Procure especialistas

Ter o devido monitoramento profissional é indispensável, independentemente da atividade física que irá praticar. Trata-se de um apoio importante para evoluir com segurança e evitar excessos que podem trazer riscos à sua saúde.

Antes de iniciar o exercício, busque orientações dos instrutores e lembre-se de seguir todas as recomendações.

Mantenha uma rotina de treinos

A regularidade nos treinos também é um ponto primordial para conquistar os benefícios da atividade física. Por isso, é preciso escolher uma modalidade que você goste e manter uma rotina semanal, com horários bem organizados.

Os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 5 dias, conforme a disponibilidade de tempo e a recomendação profissional.

Quantos minutos de atividades físicas é o ideal?

O tempo de atividade física é um fator que causa muitas dúvidas, especialmente sobre os limites ideais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem praticar de 150 a 300 minutos de exercícios moderados e de 75 a 150 minutos de atividades intensas por semana.

Como pode notar, a atividade física é indispensável para uma vida saudável e com muita qualidade. Portanto, não espere para mudar de hábitos e começar a se cuidar para alcançar benefícios importantes para sua saúde física e mental.

Gostou do artigo? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude a disseminar informações relevantes!

Em resumo

Qual a importância da atividade física para a qualidade de vida?

A atividade física contribui para a prevenção de doenças, melhora o desempenho e a autoestima. Sendo assim, proporciona benefícios para a saúde física e mental, que favorecem a qualidade de vida.

Quais os benefícios de treinar?

– Reduz a pressão arterial;
– Fortalece o sistema imunológico;
– Previne doenças, como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras;
– Controle do peso corporal;
– Previne a insônia;
– Bem-estar físico e mental;
– Eleva a autoestima.

Quantos minutos de exercícios por dia?

A OMS orienta que pessoas adultas pratiquem entre 150 a 300 minutos por semana de exercícios moderados e de 75 a 150 minutos de atividades intensas.


Posts Relacionados


Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

Entenda a importância da atividade física para o seu dia a dia e saúde. Veja dicas práticas para começar a praticar hoje mesmo! [...]

Ver mais >>