Legumes que ajudam a equilibrar o triglicérides.

O que são triglicérides? Descubra aqui!

 1 de dezembro de 2023

É comum as pessoas terem dúvida sobre o que são triglicérides. Afinal, mesmo sendo um dos exames de rotina, nem todo mundo compreende completamente o que esse termo significa.

Em suma, o exame de triglicerídeos, como também é chamado, revela qual é o seu potencial de risco cardíaco. Além disso, sinaliza se há chance de as condições ficarem graves, por exemplo, com o surgimento de aterosclerose.

Se você estiver buscando uma compreensão mais aprofundada sobre esse tema, continue lendo este artigo até o final. Vamos explicar tudo detalhadamente para você!

O que são triglicérides?

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica, como hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes, risco cardiovascular e resistência insulínica. Também são necessários para garantir uma reserva de energia.

Basicamente, as moléculas de triglicérides viajam pela circulação sanguínea. Quando estão em níveis normais, nada acontece. Mas se estiverem em excesso, podem causar problemas cardiovasculares e pancreatite.

Mas de onde vêm os triglicerídeos? De modo geral, o fígado produz a maior parte. Porém, o restante é derivado de alimentos ricos em gordura e carboidrato.

Assim, esse tipo de molécula é encontrado no organismo de duas maneiras. Uma delas é a forma livre. A segunda é no colesterol VLDL, a lipoproteína de intensidade muito baixa. Por isso, seu desequilíbrio contribui para o aumento do colesterol total.

Dessa forma, uma alta do colesterol LDL ou dos triglicerídeos tendem a indicar um excesso de gordura na circulação sanguínea. Como consequência, há mais risco do surgimento de doenças, especialmente as cardiovasculares. 

Ou seja, é preciso conhecer o conceito de triglicérides para saber o que faz mal ao organismo e evitar esses hábitos negativos. Desse modo, você consegue se precaver.

Quais são as causas de triglicérides alto?

As causas de triglicérides alto são, geralmente, a má alimentação, com o consumo excessivo de carboidratos e gorduras. Por isso, é importante controlar a quantidade de pães, massas, açúcares, comidas fritas etc. 

Os níveis elevados de triglicérides  são conhecidos como hipertrigliceridemia. Essa condição pode ser controlada com a realização de atividades físicas. No entanto, existe a chamada hipertrigliceridemia familiar. Ela é genética e, apesar de ser influenciada pela alimentação, não é causada por ela. 

Assim, as pessoas enquadradas nesse caso apresentam uma mutação genética em que as taxas de triglicerídeos são muito altas.

Nesse segundo caso, é ainda mais útil entender o que são os triglicerídeos e como evitar a elevação dos níveis na circulação sanguínea. Isso porque, mesmo tendo muito cuidado, as taxas serão altas e podem interferir na saúde do indivíduo.

Quais são os riscos do triglicérides altos para a saúde?

Os riscos do triglicérides alto para a saúde são o surgimento de doenças, principalmente as cardiovasculares. Por exemplo, aterosclerose (aparecimento de placas de gordura nos vasos sanguíneos), pancreatite (ou inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), normalmente chamado de derrame.

Ou seja, a elevação dos níveis de triglicerídeos afeta todo o sistema cardiovascular. Há entupimento das veias, com potencial para resultar em um AVC, e dos dutos no pâncreas, gerando a pancreatite.

Também costuma ser identificado o aumento da pressão arterial, com potencial para infarto. Por sua vez, a esteatose hepática pode atingir níveis graves, que pode levar, até mesmo, ao câncer.

Como identificar triglicérides alto?

Para identificar triglicérides alto, é preciso fazer um exame de sangue. Isso porque a elevação dos níveis desse tipo de gordura não gera sintomas, mesmo com o aumento da chance de problemas cardiovasculares, pancreáticos e outros. Em situações extremas, pode causar dor no peito, tontura, infarto e AVC.

Em relação à esteatose hepática, é importante fazer um ultrassom de abdômen. Ele é solicitado a partir do resultado do exame de sangue, conforme avaliação médica. De toda forma, o controle do acúmulo de gordura no fígado é necessário para evitar danos irreversíveis ao órgão.

Como combater triglicérides alto?

Para combater triglicérides:

  • Adote uma alimentação saudável, com redução de alimentos gordurosos e carboidratos;
  • Faça exercícios físicos.
  • Reduza, ao máximo, a ingestão de bebidas alcoólicas;;
  • Trate doenças que aumentam os níveis de triglicérides, como o hipotireoidismo;
  • Aumente o consumo de fibras;
  • Evite adicionar açúcar nas bebidas;
  • Faça o exame de sangue regularmente em um laboratório confiável;
  • Consulte o médico para saber como foi o resultado e receber orientações;
  • Tome o medicamento prescrito pelo médico, quando necessário.

Assim, saber o que são triglicérides ajuda a adotar bons hábitos alimentares e de saúde. Dessa forma, você consegue controlar as taxas desse tipo de gordura no organismo e ter mais qualidade de vida.

Então, gostou de saber o que são triglicerídeos e quer se informar melhor? Siga o Laboratório Sancet nas redes sociais: LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook.

Em resumo

O que é triglicérides e o que causa?

Triglicérides é um tipo de gordura, sendo o principal no organismo humano. Ela tem a função de reservar energia e é produzida pelo fígado. Mas pode ficar em excesso devido a maus hábitos alimentares.

Dessa forma, há a elevação das taxas no sangue, o que pode acarretar aumento do risco de doença cardíaca. Também pode ocasionar outras enfermidades, como esteatose hepática, AVC e mais.

O que fazer para reduzir o triglicérides?

– Adote uma alimentação saudável, com redução de alimentos gordurosos e carboidratos.
– Faça exercícios físicos.
– Reduza, ao máximo, a ingestão de bebidas alcoólicas.
– Trate doenças que aumentam os níveis de triglicérides, como o hipotireoidismo.
– Aumente o consumo de fibras.
– Evite adicionar açúcar nas bebidas.
– Faça o exame de sangue regularmente em um laboratório confiável.
– Consulte o médico para saber como foi o resultado e receber orientações.
– Tome o medicamento prescrito pelo médico, quando necessário.

O que causa o aumento de triglicerídeos?

A alimentação ruim é o que causa o aumento de triglicerídeos, na maioria dos casos. Isso porque ele está presente em carboidratos e gorduras. Além disso, pode haver um aumento natural da produção no organismo devido a uma mutação genética.


Posts Relacionados


Acreditação PALC: o que é e por que você precisa saber sobre

Quando se trata de serviços médicos, é normal que as pessoas tenham uma certa preocupação com a qualidade dos exames. Afinal, são eles que vão revelar o [...]

Ver mais >>

Sancetinho: medicina diagnóstica para crianças

O cuidado com a saúde infantil demanda uma abordagem especial. Esse público requer uma intervenção distinta, que incorpore elementos lúdicos e assegure uma [...]

Ver mais >>

Campanha Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero

A Campanha Março Lilás é um evento focado na prevenção do câncer de colo de útero. Saiba mais. [...]

Ver mais >>

Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade

O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Saiba mais! [...]

Ver mais >>