Cuidados para combater o colesterol alto.

Colesterol alto: como prevenir e combater

 20 de outubro de 2023

O colesterol alto é uma condição de risco para a saúde e de grande relevância, graças a correlação existente entre seus altos níveis no sangue com o desenvolvimento de doenças como infarto, AVC e insuficiência cardíaca. Portanto, é importante estarmos atentos à nossa alimentação e aos nossos hábitos de vida.

Quando há uma alta concentração de colesterol no sangue, a substância se acumula nas paredes das artérias causando inflamações, o que pode obstruir o fluxo sanguíneo. Trata-se de um cenário perigoso que, de forma silenciosa, provoca danos graves à saúde com o tempo.

Neste post, você vai entender o que é o colesterol alto, quais são os sintomas e suas causas. Acompanhe!

O que é colesterol alto e quais os sintomas?

O colesterol é uma substância encontrada, em sua maioria, em alimentos de origem animal. Também pode ser produzida naturalmente pelo nosso organismo (principalmente pelo fígado) a partir das lipídeos (gorduras) ingeridas na dieta.

Existem frações do colesterol que diferem em densidade de sua composição (lipoproteínas). As principais são o HDL e LDL. O HDL faz um trabalho de limpeza, retirando o LDL de artérias e consequentemente evitando a formação de placas ateroscleróticas que comprometem o fluxo sanguíneo e causam problemas cardiovasculares, como infarto, AVC, angina, dentre outras complicações

O equilíbrio entre eles é primordial para o funcionamento do metabolismo e auxilia nas funções celulares, produção de hormônios e outras substâncias. Portanto, é fundamental monitorar os níveis de colesterol e adotar um estilo de vida saudável para prevenir esses problemas.

Quais são as causas do colesterol alto?

Há a condição hereditária (genética) que pode ser a causa da elevação do colesterol. Existem condições hereditárias que afetam o funcionamento do metabolismo dos lipídios, promovendo seu aumento no sangue.

Na maioria dos casos, o colesterol alto é causado pela somatória de fatores como sedentarismo, alimentação desbalanceada e rica em gordura saturada (alimentos industrializados e frituras), estresse, e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Qual exame pode detectar colesterol alto?

O aumento de colesterol é gradual e silencioso, ou seja, não apresenta nenhum sintoma precoce. Quando em níveis elevados e sem o tratamento correto, o sistema circulatório fica comprometido e isso causa os seguintes sintomas:

  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito.

Além disso, as palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.

Nesse contexto, o diagnóstico terapêutico tem embasamento em exames de colesterol total e suas frações para verificar como estão os índices de LDL e HDL, principalmente, assim como o Triglicérides que tem correlação neste processo. Para as consequências cardiovasculares, o monitoramento pode ser feito pelos marcadores cardíacos, marcadores de inflamação e exames de imagem.

Como combater e prevenir o colesterol alto?

A prevenção é a melhor forma para preservar a qualidade de vida e evitar doenças, inclusive o colesterol alto. Nesse caso, a principal forma para combater o problema é com a mudança de comportamentos e adoção de hábitos saudáveis.

Algumas dicas imprescindíveis são:

  • consulte um nutricionista para criar uma dieta saudável;
  • evite consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • reduza o consumo de açúcares simples;
  • cuidado com a alimentação no inverno;
  • diminua o consumo de carboidratos;
  • mantenha o peso no nível ideal;
  • pratique atividades físicas regularmente;
  • reduza o consumo de alimentos processados;
  • insira alimentos ricos em fibras na alimentação.

O acompanhamento médico é indispensável para ter orientações seguras e combater o colesterol alto. Mantenha seus exames de rotina em dia e em caso de qualquer sinal, agende uma consulta.

O colesterol alto é uma condição séria e que pode causar infarto no miocárdio e outras doenças graves. Portanto, invista em hábitos saudáveis e mantenha seus exames preventivos em dia para preservar o seu bem-estar sempre.

Gostou do post? Se as informações foram úteis para você, não deixe de ajudar outras pessoas a entenderem como combater o colesterol alto! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e dissemine conhecimento!

Em resumo

O que é colesterol alto?

Trata-se de uma condição caracterizada pelo excesso de colesterol ruim nas artérias, levando ao acúmulo de gordura e obstrução do fluxo sanguíneo.

Quais os sintomas de quem está com colesterol alto?

O colesterol alto não provoca nenhum sintoma aparente, por isso, é indispensável manter os exames de rotina em dia.

Como combater e prevenir o colesterol alto?

– consulte um nutricionista para criar uma dieta saudável;
– evite consumir bebidas alcoólicas em excesso;
– reduza o consumo de açúcares simples;
– diminua o consumo de carboidratos;
– mantenha o peso no nível ideal;
– pratique atividades físicas regularmente;
– reduza o consumo de alimentos processados;
– insira alimentos ricos em fibras na alimentação;
– mantenha os exames de rotina em dia.


Posts Relacionados


Campanha Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero

A Campanha Março Lilás é um evento focado na prevenção do câncer de colo de útero. Saiba mais. [...]

Ver mais >>

Rotina saudável: 6 dicas para viver bem

A rotina saudável é um conjunto de bons hábitos adotados diariamente para promover a saúde física, mental e emocional. [...]

Ver mais >>

Longevidade: 8 hábitos para viver mais

Longevidade não se trata apenas de viver mais, mas sim de como vivemos durante o processo de envelhecimento. Confira 8 hábitos para viver mais e de forma saud [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>