Profissional coletando amostra de sangue para fazer exame de ureia.

Exame de ureia: saiba como funciona

 17 de novembro de 2023

Se você gosta de saber tudo o que é feito e solicitado pelo médico, provavelmente já se deparou com um pedido de exame de ureia. Feito por meio da coleta de sangue, ele é um teste que ajuda a verificar como os seus rins estão funcionando.

Trata-se de um dos exames de rotina que você deve fazer regularmente. Afinal, o Brasil tem mais de 140 mil pessoas com problema renal crônico e mais de 30 mil pacientes aguardam pelo transplante desse órgão.

Quer saber mais sobre o exame de ureia, a sua importância e como se preparar? Então, leia este conteúdo até o final que explicaremos tudo sobre ele!

O que é exame de ureia?

O exame avalia a concentração de ureia presente no sangue do paciente. A ureia presente no sangue é proveniente do metabolismo da amônia (NH3), em excesso, ela  é tóxica para o corpo humano,  precisando ser convertida em uréia, facilitando sua eliminação pelos rins junto com a urina.

Em suma, a ureia é uma substância produzida pelo fígado durante a digestão das proteínas. Após o processo metabólico, ela é transportada pela corrente sanguínea até os rins, onde passa pela filtração.

No entanto, em casos de complicações, ocorre o acúmulo dessa substância no sangue, evidenciando a dificuldade dos rins em realizar a filtragem.

Para que serve o exame de ureia?

O exame de uréia pode indicar complicações na função renal e hepática. Níveis abaixo do ideal podem estar relacionados com desnutrição proteica, hiper-hidratação dentre outros. É importante ressaltar que a interpretação dos resultados do exame de ureia deve ser feita por um médico.

Além disso, para complementar o exame de uréia, o profissional pode solicitar o teste de creatinina no sangue e urina. No teste urinário, junto com o volume de urina excretado é possível identificar qual é a taxa de filtração glomerular (TFG), ou seja, se os rins eliminam as impurezas do sangue

Quais são os valores de referência do exame de ureia?

Os valores de referência do exame de ureia variam de 9 mg/dL a 43 mg/dL, isto é, miligramas por decilitro de sangue. Esses valores representam os níveis normais, mas podem ocorrer variações de acordo com a idade, o sexo e condições específicas, como a gravidez.

Além disso, pequenas diferenças podem surgir entre laboratórios em relação aos seus respectivos valores de referência. Portanto, é fundamental consultar o seu médico e realizar o exame apenas em uma instituição de confiança. No geral, os valores de referência do exame de ureia são: 

  • Crianças e adolescentes: entre 9 e 40 mg/dL.
  • Homens com idade inferior ou igual a 50 anos: 19 a 44 mg/dL.
  • Mulheres com idade inferior ou igual a 50 anos: 15 a 40 mg/dL.
  • Idosos: entre 18 e 55 mg/dL.

Como funciona o exame de ureia?

Depois da coleta de sangue, otubo será centrifugado para obter o soro. O exame consiste na reação do soro coletado com o reagente específico da uréia. Quanto mais forte a reação for, maior será a concentração de uréia na amostra analisada.

Assim, este marcador indica se o fígado produz ureia durante a digestão e se os rins estão filtrando normalmente. Lembrando que uma análise mais completa geralmente envolve o exame de creatinina.

Como se preparar para o exame de ureia?

Não é preciso se preparar para o exame de ureia. Basta ir ao laboratório ou agendar uma coleta domiciliar.  De toda forma, é importante comunicar o uso frequente de alguma medicação, já que isso pode influenciar nos resultados.

Caso precise realizar o exame de creatinina, é importante lembrar que não é necessário jejum. Portanto, é fundamental atentar-se ao pedido médico e entrar em contato com o laboratório para buscar informações sobre convênios ou condições de pagamento e preparo necessário para seus exames.

Como o Laboratório Sancet pode ajudar você?

O Laboratório Sancet pode ajudar você com a coleta de sangue feita por profissionais especializados. A coleta pode ser em qualquer uma de nossas unidades e até domiciliar (verificar condições em: 4727-7177), além da análise automatizada  dos exames em nosso próprio laboratório.

Por isso, temos mais de 1.700 exames realizados em nossas 20 unidades. Afinal, nosso foco é a excelência e o melhor atendimento a você, seja para fazer o exame de ureia, seja para realizar qualquer outro teste.

Então, que tal aproveitar para ter informações qualificadas e o melhor atendimento? Fale com os especialistas da Sancet e entenda como os resultados desses exames podem trazer mais saúde e qualidade de vida!

Em resumo

O que o exame de ureia detecta?

O exame de ureia avalia a concentração de ureia presente no sangue do paciente. Ele permite monitorar e analisar, não apenas a saúde do fígado, mas também dos rins, fornecendo informações valiosas sobre o funcionamento desses órgãos.

Para que serve o exame de ureia no sangue?

O exame de ureia serve para medir os níveis de ureia na corrente sanguínea do indivíduo. Caso seja constatado um acúmulo, isso pode indicar um problema na função renal e hepática. Assim, a avaliação permite monitorar a saúde dos rins e do fígado.

Quando a ureia está alta o que significa?

Este exame serve para medir os níveis de ureia na corrente sanguínea do indivíduo. Caso seja constatado um acúmulo, isso pode indicar um problema na função renal e hepática.

Como é feito o exame de ureia?

O exame de ureia é realizado por meio da coleta de sangue. Os resultados obtidos ajudam a avaliar a capacidade dos rins de realizar a filtração de maneira eficaz, o que se reflete na eliminação subsequente da ureia através da urina.


Posts Relacionados


Cuidados com idosos: 7 dicas de saúde da 3ª idade

Os cuidados com idosos são importantes para assegurar sua qualidade de vida. Veja 7 dicas importantes! [...]

Ver mais >>

O que é teste genético e para que serve?

O teste genético é uma análise laboratorial que estuda os cromossomos, genes e proteínas de uma pessoa. Veja quando esse exame é útil! [...]

Ver mais >>

Exames em dia: a importância de fazer o check-up regularmente

Manter os exames médicos atualizados é fundamental, pois possibilita a identificação precoce de problemas de saúde, elevando as chances de cura e promoven [...]

Ver mais >>

Laboratório de análises clínicas: o que é e como funciona

Um laboratório de análises clínicas é um ambiente onde são coletados e analisados fluidos corporais para avaliar a saúde de uma pessoa. [...]

Ver mais >>