Profissional recomendando exames de tireoide.

Exames de tireoide: entenda cada um deles

 22 de dezembro de 2023

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável pela produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina), T4 (tiroxina) e calcitonina que regulam o metabolismo e o funcionamento de alguns órgãos. 

Nesse sentido, a avaliação deles é essencial para monitorar a saúde dessa glândula e faz parte dos exames de rotina recomendados para identificar possíveis alterações que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa.

Quer saber mais sobre os exames de tireoide, como funcionam e entender a diferença entre eles? Então, continue a leitura até o final que explicaremos tudo sobre esse assunto!

O que são os exames de tireoide?

Os exames de tireoide, consistem na dosagem de TSH e T4 Livre, principalmente.

Esses exames podem ter como complemento os exames de dosagem dos hormônios T3 Total, T3 Livre, T4 total. Exames como Anticorpo Anti-Microssomal e o Anticorpo Anti-Tireoglobulina também podem fazer parte dos exames da tireoide.

Para que servem os exames de tireoide?

Com os resultados, pode-se determinar, por exemplo, a ocorrência de hipotireoidismo ou hipertireoidismo

Além disso, o exame ajuda a identificar as causas dessas disfunções e avaliar a eficácia dos tratamentos em andamento.

Qual a diferença entre o hipertireoidismo e hipotireoidismo?

A tireoide está sujeita a diferentes doenças que podem impactar no seu funcionamento e produção dos hormônios, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

A diferença entre os dois está na atividade da tireoide.

Hipertireoidismo

Esta condição ocorre quando a tireoide está hiperativa e produz mais hormônios do que o necessário

Isso acelera o metabolismo do corpo. Os sintomas podem incluir perda de peso, batimento cardíaco acelerado, ansiedade, tremores, sudorese, intolerância ao calor e aumento do apetite. 

Hipotireoidismo 

Neste caso, a tireoide está menos ativa do que o normal, produzindo menos hormônios do que o necessário

Isso resulta na desaceleração do metabolismo. Os sintomas podem incluir ganho de peso, fadiga, lentidão, depressão, intolerância ao frio, pele seca, constipação e problemas menstruais para mulheres. 

Qual a diferença entre o TSH e T4?

O TSH é produzido pela glândula hipófise e tem a função de estimular a tireoide a produzir os hormônios tireoidianos.

Esse exame serve para avaliar a dosagem de TSH no sangue, analisar o funcionamento da tireoide e qual hormônio que pode estar em excesso ou em falta.

Já o exame de T4 é dividido em T4 total e T4 livre.

T4 total

Inclui tanto o T4 livre quanto o T4 ligado a proteínas.

T4 livre

O T4 livre é a fração do hormônio que está disponível para agir no organismo, sendo mais específica, sensível e confiável para avaliar a função tireoidiana.

Como funciona o preparo para os exames de tireoide? 

Geralmente, para os testes de tireoide, não é necessário nenhum preparo especial antecipadamente. Contudo, é sempre bom informar o profissional da saúde sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando, pois alguns podem influenciar os resultados do teste.

Quando é preciso fazer os exames de tireoide?

Recomenda-se que pessoas saudáveis realizem exames de tireoide como parte de sua rotina de saúde ao menos uma vez por ano

Contudo, a necessidade e a periodicidade desses exames devem ser avaliadas de forma personalizada por um profissional, levando em consideração os sintomas apresentados, o histórico médico do paciente e seus fatores de risco específicos.

Além disso, recomenda-se entrar em contato com o laboratório para obter informações detalhadas sobre convênios e opções de pagamento. 

É importante também informar-se sobre o procedimento de coleta do exame, que pode ser realizado no próprio laboratório ou, em alguns casos, agendar uma coleta domiciliar, proporcionando maior comodidade.

Então, que tal aproveitar para ter qualidade na realização dos seus exames de tireoide? Acesse o site da Sancet e agende um atendimento agora mesmo! 

Em resumo

O que é T3, T4 e TSH?

T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide. T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) regulam o metabolismo do corpo. O TSH (hormônio estimulante da tireoide) é produzido pela glândula pituitária e regula a produção de T3 e T4 pela tireoide.

O que é o exame de TSH e T4 livre?

O exame de TSH mede a quantidade de hormônio estimulante da tireoide no sangue, indicando o funcionamento da tireoide. O teste de T4 livre mede a quantidade de tiroxina livre no sangue, ajudando a avaliar a função tireoidiana.

Para que serve o exame T3 e T4 livre?

O exame de T3 e T4 livre serve para avaliar mais detalhadamente a função da tireoide. Eles ajudam a diagnosticar distúrbios como hipotireoidismo ou hipertireoidismo e são úteis no monitoramento de tratamentos para doenças da tireoide.


Posts Relacionados


Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Colesterol alto: como prevenir e combater

O colesterol alto é uma condição de risco para a saúde e de grande relevância, graças a correlação existente entre seus altos níveis no sangue com o de [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>