Paciente realizando exames de rotina.

Exames de rotina: quais devem estar no seu check-up médico?

 8 de setembro de 2023

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em exames de rotina ou check-up médico. Mas você realmente sabe o que eles significam e qual a sua importância para nossa saúde?

Acontece, que existem doenças e alterações no organismo que não apresentam sintomas aparentes, sendo necessário uma análise laboratorial para serem identificados. Esse procedimento serve justamente para verificar se está tudo bem com você.

Quer saber quais exames estão incluídos nessa lista, quando deve ser feito e porque é tão importante fazer o check-up médico? Então, continue com a leitura! 

O que são exames de rotina?

Os exames de rotina, também chamados de check-up médico, são um conjunto de testes feitos para avaliar a saúde de uma pessoa de forma abrangente. Assim, ele permite identificar precocemente doenças e alterações no organismo, antes que os sintomas se manifestem.

Em outras palavras, os exames de rotina são como se fossem uma revisão periódica do seu corpo, assim como você leva seu carro ao mecânico para ver se tudo está funcionando corretamente. Essa prática preventiva ajuda a identificar problemas de saúde em estágios iniciais, permitindo um tratamento mais eficaz.

É importante ressaltar, que o check-up médico deve ser feito periodicamente, mesmo que você esteja se sentindo bem. Afinal, ele serve justamente para constatar enfermidades que agem de forma silenciosa. 

Qual a importância de realizar os exames de rotina?

Realizar os exames de rotina possibilita diagnosticar precocemente doenças, desequilíbrios ou alterações no organismo. Essas condições, quando detectadas em estágios iniciais, podem ser tratadas antes que ofereçam riscos graves, o que também aumenta as chances de cura em alguns casos.

Para você ter uma ideia, quando o câncer de próstata é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura chegam a 90%, segundo um artigo do Ministério da Saúde.

Embora o check-up médico não seja capaz de identificar diretamente essa doença, ele fornece indicadores sobre risco de desenvolvimento dessa condição.

Além disso, esses exames também possibilitam um monitoramento contínuo da sua saúde. Com base nos resultados anteriores, o médico pode identificar tendências, avaliar a eficácia de tratamentos em curso e fazer ajustes necessários.

Ou seja, os exames de rotinas podem salvar vidas, oferecendo a oportunidade de agir preventivamente e evitar complicações futuras. Assim, este autocuidado é fundamental para prevenir doenças e ter uma vida mais saudável.

Qual a frequência ideal para fazer exames de rotina?

É recomendado realizar os exames de rotina pelo menos uma vez ao ano para pessoas consideradas saudáveis, ou seja, indivíduos sem doenças crônicas ou condições que exijam um acompanhamento frequente.

No entanto, a periodicidade pode variar conforme a idade do paciente, o histórico médico e as recomendações de cada um. Para aqueles que têm algum tipo de condição crônica, como diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, entre outros, esse tempo pode ser menor.

Portanto, é essencial seguir as orientações do seu médico em relação à frequência dos exames.

Quais são os principais exames de rotina em um check-up médico?

Profissional realizando exames de rotina.

Agora, conheça os exames que fazem parte de um check-up médico.

Hemograma

O hemograma, popularmente conhecido como exame de sangue, avalia se as células sanguíneas estão dentro da normalidade. Assim, ele serve para identificar riscos de:

●     anemia;

●     leucemia;

●     infecções (virais e bacterianas);

●     reações alérgicas;

●     policitemia;

●     hemoglobinopatias;

●     entre outras condições. 

Glicemia

A glicemia é um exame feito em jejum e mede o nível de glicose no sangue. Dessa forma, ele ajuda a diagnosticar casos de diabetes e pré-diabetes, sendo especialmente importante para pacientes que já possuem esta condição.

Colesterol e Triglicerídeos

O exame de colesterol mede o nível de gordura na corrente sanguínea, tanto do colesterol HDL (“bom”) quanto do LDL (“ruim”). Assim, ele é indispensável para prevenir doenças cardíacas, como arritmia , hipertensão, entre outros.

Já o exame de triglicerídeos também verifica o nível de gordura em nosso organismo, mas aquelas originárias da alimentação. Níveis elevados de triglicerídeo (hipertrigliceridemia), indicam a necessidade de mudanças de hábitos

Ureia e Creatina

Esses dois exames avaliam o funcionamento dos rins, sendo capaz de identificar alterações, até para os assintomáticos. A detecção precoce de problemas renais é crucial para prevenir complicações futuras, como insuficiência renal, cálculo renal, nefrite, entre outras. 

TSH E T4

Tanto o TSH quanto o T4 avaliam a saúde da glândula tireóide, localizada na região do pescoço. Alterações nesses exames, podem indicar problemas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Dosagem de vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais (ferro, vitamina D, vitamina B12, etc) desempenham papéis essenciais no funcionamento adequado do nosso corpo. Eles atuam em diversas funções metabólicas e na manutenção da saúde.

Ao acompanhar o nível das vitaminas e minerais é possível promover o bem-estar, uma vez que a ausência e o excesso delas podem causar desequilíbrios e impactar negativamente a saúde. 

Transaminases

As transaminases são enzimas encontradas principalmente nas células do fígado e estão envolvidas no metabolismo dos aminoácidos. Os exames de transaminases, como AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), são usados para avaliar a função hepática e identificar possíveis doenças hepáticas. 

Exame de urina

O exame de urina (EAS), incluso no check-up médico, avalia os componentes presentes na urina, como a presença de sangue, proteínas, células, bactérias e substâncias químicas. Essas informações ajudam a identificar:

●     infecções urinárias;

●     doenças renais

●     presença de cálculos renais;

●     distúrbios metabólicos;

●     entre outras condições. 

Exame de fezes

Já o exame de fezes analisa as características físicas, químicas e microbiológicas das fezes. Ele pode ajudar a diagnosticar:

●     infecções intestinais;

●     presença de parasitas;

●     sangramento oculto;

●     inflamações;

●     entre outras doenças.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um dos exames de rotina mais importantes. Por meio dele é possível avaliar a atividade elétrica no coração e detectar anormalidades no ritmo cardíaco. Dessa forma, ele é um recurso valioso que ajuda a prevenir complicações graves, como ataques cardíacos ou arritmias potencialmente fatais.

Teste ergométrico

Também conhecido como teste de esforço, ele é um exame feito enquanto o paciente pratica exercícios em esteiras ou bicicletas ergométricas. O objetivo é avaliar a resposta do coração a um esforço crescente.

O teste ergométrico é útil na detecção de anormalidades cardíacas, como arritmias, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e avaliação do condicionamento físico.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) para visualizar o coração em tempo real. Ele fornece informações detalhadas sobre a estrutura e função do coração, incluindo as câmaras cardíacas, válvulas, movimento das paredes do coração e fluxo sanguíneo. O ecocardiograma pode auxiliar na detecção de problemas cardíacos, como doenças valvulares, defeitos congênitos, espessamento do músculo cardíaco, derrame pericárdico e avaliação da função cardíaca global.

Quais são os principais exames de rotina para mulheres?

Mulher realizando exames de rotina.

Quando se trata de exames de rotina, tanto as mulheres quanto os homens têm necessidades específicas. Por isso, é importante que você faça um check-up médico focado nas suas particularidades. Para as mulheres, alguns exames de rotina essenciais são:

●     Papanicolau;

●     mamografia;

●     ultrassonografia transvaginal.

A seguir, entenda como cada um deles funcionam: 

Papanicolau

O Papanicolau (citologia cervical) é um exame feito para identificar alterações no colo do útero. Além da inspeção visual do interior da vagina, é colhido uma pequena amostra de célula para ser analisada. Assim, ele detecta alterações celulares que podem indicar a presença de lesões pré-cancerosas ou cancerígenas.

Mamografia

A mamografia trata-se de um exame radiológico feito para obter imagens detalhadas da mama. Ele é essencial para detectar precocemente o câncer de mama, o que aumenta significativamente o sucesso do tratamento.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é um exame de imagem que permite avaliar os órgãos reprodutivos femininos, como útero e ovários. Ele é útil na detecção de anormalidades, como cistos, tumores, miomas ou alterações na estrutura do útero.

Quais os exames de rotina para homens?

Paciente fazendo exames de rotina para homens.

Os homens também devem estar atentos aos cuidados com a saúde e realizar exames de rotina específicos. Esses procedimentos auxiliam na detecção precoce de doenças e na avaliação da saúde masculina de forma geral.

Estes são os principais exames que os homens devem considerar em seu check-up médico.

●     exame retal;

●     dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Entenda a importância de cada um:

Exame retal

O exame retal ou toque retal consiste em um teste em que o médico introduz o dedo no ânus do paciente para avaliar a próstata. Assim, ele permite detectar alterações, como aumento de tamanho, nódulos ou outras irregularidades que podem indicar a presença de câncer de próstata.

Dosagem de PSA

A dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame de sangue que mede o nível do PSA, uma proteína produzida pela próstata. Um volume elevado dessa substância pode indicar a presença de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou o câncer de próstata.

Normalmente, este exame é feito em conjunto com o toque retal para uma avaliação precisa da saúde prostática.

Como o Laboratório Sancet pode te ajudar com seus exames de rotina?

Ao optar pelo Laboratório Sancet, você terá a garantia de precisão nos resultados dos seus exames, além de um atendimento humanizado. Com mais de 40 anos de experiência, seguimos um rigoroso padrão de qualidade, sempre priorizando comodidade e conforto aos nossos pacientes. Nossa equipe de especialistas está pronta para oferecer um serviço de excelência, garantindo sua tranquilidade e bem-estar. Entre em contato e agende agora mesmo um check-up médico!

Em resumo

O que são exames de rotina?

Os exames de rotina, também chamados de check-up médico, são um conjunto de testes feitos para avaliar a saúde de uma pessoa de forma abrangente. Assim, ele permite identificar precocemente doenças e alterações no organismo, antes que os sintomas se manifestem.

Quais são os principais exames solicitados no check-up?

Check-up médico: exames para todos:
●     Hemograma;
●     Glicemia;
●     Colesterol e Triglicerídeos;
●     Ureia e Creatina;
●     TSH E T4;
●     Vitaminas e minerais;
●     Transaminases;
●     Exame de urina;
●     Exame de fezes;
●     Eletrocardiograma;
●     Teste ergométrico;
●     Ecocardiograma.

Quais são os exames de rotina feminino?

Os principais exames de rotina feminino são:
1. Papanicolau;
2. Mamografia;
3. Ultrassonografia transvaginal;
4. Hemograma;
5. Glicemia;
6. Colesterol e Triglicerídeos;
7. Ureia e Creatina;
8. TSH E T4;
9. Vitaminas e minerais;
10. Transaminases;
11. Exame de urina;
12. Exame de fezes;
13. Eletrocardiograma;
14. Teste ergométrico;
15. Ecocardiograma.

Quantas vezes por ano fazer exame de sangue?

É recomendado realizar os exames de rotina completo pelo menos uma vez ao ano para pessoas consideradas saudáveis. Ou seja, indivíduos sem doenças crônicas ou condições que exijam um acompanhamento frequente.


Posts Relacionados


Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>

Rotina saudável: 6 dicas para viver bem

A rotina saudável é um conjunto de bons hábitos adotados diariamente para promover a saúde física, mental e emocional. [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>