O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade

Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade

 7 de junho de 2024

A atenção à saúde é importante em todas as etapas da vida, especialmente na terceira idade, que requer cuidados especiais. Nesse sentido, a realização do check-up para idosos é uma medida preventiva indispensável para preservar a qualidade de vida

Consiste em um conjunto de exames de rotina que avaliam diversos índices do organismo e fornecem dados precisos. Assim, é possível monitorar o quadro de saúde com precisão, contribuindo para evitar diversas complicações.

No artigo de hoje, você entenderá qual a importância do check-up para idosos e quais são os principais exames realizados. Continue a leitura!

Qual a importância do check-up para idosos?

O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Afinal, é uma fase da vida em que os riscos são mais intensos e exigem um monitoramento próximo e humanizado.

Por meio dos exames, é possível avaliar todos os índices do organismo do paciente, o que facilita verificar se tudo está adequado. Além disso, permite identificar alterações em fases iniciais e promover um tratamento ágil, evitando complicações.

Pode-se dizer, que o check-up é um grande aliado para garantir que tudo esteja dentro do ideal para cada pessoa. Um hábito preventivo de suma importância para reduzir as possibilidades de sofrer complicações, que podem colocar até a vida em risco. Portanto, é uma prática essencial para prolongar a longevidade.

Quais os exames de um check-up para idosos?

Os exames de um check-up para idosos são diversificados. As principais avaliações realizadas são:

  • Hemograma completo;
  • Perfil lipídico;
  • Exame de glicemia;
  • TSH;
  • Exames cardiológicos;
  • Densitometria óssea;
  • Eletrocardiograma;
  • PSA;
  • Toque Retal;
  • Mamografia;
  • Colonoscopia;
  • Exames ginecológicos.

Cabe salientar, que os tipos de exames adotados no check-up podem variar conforme o quadro de saúde, idade e sexo. Por essa razão, é um procedimento que precisa acontecer com apoio profissional, sobretudo para a avaliação dos resultados.

Qual a periodicidade ideal para fazer o check-up?

Ao chegar à terceira idade, o organismo se torna mais suscetível aos diversos problemas de saúde, o que exige cuidado especial. Sendo assim, para idosos que não apresentam nenhuma doença já existente, o ideal é fazer o check-up todos os anos.

Entretanto, se o paciente tem no histórico de saúde algum tipo de enfermidade ou alterações, é necessário ter ainda mais atenção. Possivelmente, será preciso realizar os exames com maior frequência.

Você já conhece o laboratório Sancet?

A escolha de um bom laboratório também é indispensável e para isso, o Sancet é sua melhor alternativa. Especializado em medicina diagnóstica, oferece exames completos, resultados confiáveis, infraestrutura moderna, custo-benefício e um atendimento humanizado.

No Sancet, você terá à sua disposição serviços de ponta para cuidar dos seus familiares de uma forma especial. Inclusive, com a coleta domiciliar e soluções para tornar o cuidado com a saúde mais agradável, seguro e favorável à comodidade.

Como você percebeu, o check-up para idosos é uma avaliação abrangente da saúde e auxilia a promover um cuidado preciso. Além de facilitar o diagnóstico precoce, direciona uma rotina saudável para uma vida equilibrada e sem transtornos.

Gostou do artigo? Se deseja cuidar da sua saúde ou da de quem você ama com um tratamento especial, não perca tempo. Acesse nosso site e conheça nossos serviços agora mesmo!

Em resumo

O que é o check-up para idosos?

O Check-up para idosos é um conjunto de exames preventivos direcionados a pessoas acima de 60 anos.

Quais os exames de rotina para idosos?

Os principais exames realizados no check-up para idosos são:
– Hemograma completo;
– Perfil lipídico;
– Exame de glicemia;
– TSH;
– Exames cardiológicos;
– Densitometria óssea;
– Eletrocardiograma;
– PSA;
– Toque Retal;
– Mamografia;
– Colonoscopia;
– Exames ginecológicos.

Qual a periodicidade para fazer exames de rotina?

Recomenda-se que os exames preventivos sejam realizados uma vez por ano ou de acordo com a prescrição profissional.


Posts Relacionados


Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade

O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Sexagem fetal: o exame que descobre sexo do bebê

A sexagem fetal é um exame não invasivo que consegue identificar o sexo do bebê por meio da análise do sangue materno. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

O que é teste genético e para que serve?

O teste genético é uma análise laboratorial que estuda os cromossomos, genes e proteínas de uma pessoa. Veja quando esse exame é útil! [...]

Ver mais >>

Melhor laboratório para exames: 5 critérios na hora de escolher

Escolher um laboratório confiável e de qualidade para realizar exames é crucial para garantir resultados precisos e confiáveis, o que, por sua vez, é funda [...]

Ver mais >>