Paciente realizando uma coleta domiciliar.

Coleta domiciliar: 6 vantagens para o seu conforto

 16 de outubro de 2023

Muitas pessoas, mesmo cientes da importância de manter os exames em dia, deixam de fazê-lo devido à falta de tempo ou por dificuldades de locomoção. Se você se enquadra nessa situação, existe a solução perfeita: o serviço de coleta domiciliar.

Com o objetivo de facilitar os processos de diagnóstico, alguns laboratórios, incluindo o Sancet, oferecem a opção de realizar exames no conforto da sua casa. Para isso, uma equipe é enviada para o local desejado com todo o material  necessário.

Quer compreender melhor como funciona a coleta domiciliar e quais são as principais vantagens? Continue com a leitura, pois explicaremos tudo para você!

O que é uma coleta domiciliar?

A coleta domiciliar é um serviço de exames no qual o paciente recebe atendimento em sua própria casa ou em um local desejado. Assim, em vez de precisar se deslocar até o laboratório, uma equipe especializada é enviada com todo o material necessário.

Dessa forma, a coleta em residência é realizada com o mesmo critério e atenção que a coleta feita no laboratório. Seja para check-up médico, hemograma ou qualquer outro tipo de exame, os cuidados são os mesmos.

A única diferença é que a coleta domiciliar é particularmente vantajosa para pessoas que residem em regiões distantes, têm pouco tempo disponível ou possuem mobilidade reduzida, como crianças, idosos, deficientes, gestantes, entre outros.

Além disso, a coleta domiciliar se destaca pelo atendimento humanizado, uma vez que a maioria dos pacientes que solicita esse tipo de serviço necessita de cuidados específicos. 

Por exemplo, uma mãe com um recém-nascido pode realizar a coleta de sangue no conforto do lar. Ou um paciente acamado pode permanecer na segurança de sua casa e ainda realizar a coleta sem deslocamento ou desconfortos.

Quais são as vantagens da coleta domiciliar?

1. Mais conforto

Uma das vantagens da coleta domiciliar é a possibilidade de realizar o procedimento diretamente na sua residência. Além disso, é importante ressaltar que todo o cuidado com a esterilização e o armazenamento adequado do material coletado continua sendo rigorosamente mantido.

2. Mais privacidade

Quando você realiza exames em casa, pode escolher um local onde se sinta mais à vontade e protegido, como sua própria sala ou quarto, sem necessidade de deslocamentos.

3. Otimização de tempo

Uma grande facilidade da coleta domiciliar é o agendamento de horário. Essa abordagem evita transtornos com filas, senhas e esperas. Ao optar por fazer o exame em sua casa, você define o melhor momento do dia para receber a equipe, otimizando o seu tempo.

4. Atendimento personalizado

Ao receber a equipe da coleta domiciliar, você terá acesso a um serviço premium. Ou seja, você vai receber os cuidados, a atenção e a orientação necessária de forma exclusiva

5. Flexibilidade de horários e datas

Uma característica da coleta feita a domicílio é a possibilidade de agendar o seu horário quando quiser. Isso porque há uma equipe específica para esse procedimento.

6. Apoio dos familiares

Ao fazer a coleta em casa, você pode ter o suporte de sua família. Isso é importante para enfermos, idosos, crianças, pessoas com dificuldade de locomoção entre outros.

Como funciona a coleta domiciliar?

A coleta domiciliar funciona com uma equipe profissional comparecendo à residência do paciente para realizar a coleta do exame solicitado. É importante destacar que todas as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) são seguidas para garantir o máximo de segurança.

Além disso, é necessário fazer o agendamento com antecedência para ter acesso a esse serviço com bem-estar e comodidade. A marcação de horário e data pode ser feita por telefone com os atendentes, pelo site da empresa, ou até mesmo pessoalmente em alguma unidade.                      

Você receberá a equipe de acordo com a programação feita e com todo o cuidado e segurança necessário para realizar o procedimento.

Como se preparar para a coleta domiciliar?

Para preparar-se para a coleta domiciliar, siga estes procedimentos básicos:

  1. Agende o seu horário e envie as fotos dos pedidos de exames, conforme solicitado.
  2. Siga as orientações para fazer o seu exame. Normalmente, é solicitado jejum.
  3. Reúna os pedidos de exames que serão feitos e separe-os para entregar à equipe.
  4. Apresente seus documentos quando a equipe chegar para confirmar seus dados.
  5. Escolha um lugar tranquilo para realizar a coleta domiciliar, visando a sua comodidade e a segurança da equipe. 

É importante ressaltar que alguns exames podem requerer preparações adicionais. As orientações específicas serão fornecidas no momento do agendamento.

Que tal agendar uma coleta domiciliar agora mesmo?

Aproveite a comodidade e agende agora mesmo a coleta domiciliar. Não importa se você mora em uma região remota, tem uma agenda corrida ou enfrenta dificuldades de locomoção, o laboratório Sancet está aqui para atender às suas necessidades. 

Para fazer um agendamento, entre em contato conosco e informe sua disponibilidade!

Em resumo

O que é uma coleta domiciliar?

A coleta domiciliar é um serviço de exames no qual o paciente recebe atendimento em sua própria casa ou em um local desejado. Assim, em vez de precisar se deslocar até o laboratório, uma equipe especializada é enviada com todo o material necessário.

Como funciona a coleta domiciliar?

A coleta domiciliar funciona com uma equipe profissional capacitada comparecendo à residência do paciente para realizar  a coleta do exame solicitado após o agendamento.. É importante destacar que todas as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) são seguidas para garantir o máximo de segurança.


Posts Relacionados


O que é teste genético e para que serve?

O teste genético é uma análise laboratorial que estuda os cromossomos, genes e proteínas de uma pessoa. Veja quando esse exame é útil! [...]

Ver mais >>

Pré-natal: tudo que você precisa saber sobre

O pré-natal é indispensável para uma gestação e parto saudáveis. Leia o artigo e entenda melhor este tão importante exame. [...]

Ver mais >>

Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade

O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Check-up infantil: exames que as crianças devem fazer

Realizar o check-up na infância favorece o desenvolvimento saudável, prevenindo enfermidades e detectando problemas em estágios iniciais. Isso não só dimin [...]

Ver mais >>