Um laboratório de análises clínicas é um ambiente de coleta ou recebimento de fluidos corporais para investigar o estado de saúde de uma pessoa.

Laboratório de análises clínicas: o que é e como funciona

 9 de fevereiro de 2024

Desde que nascemos, os exames de saúde fazem parte da nossa rotina. Muitos deles são realizados pelo laboratório de análises clínicas, que contribui decisivamente na saúde e detecção precoce de doenças, permitindo tratamentos eficazes e aumentando as chances de recuperação do paciente.

Assim, a atuação dos laboratórios de análises clínicas é crucial tanto na medicina preventiva quanto no diagnóstico e acompanhamento de doenças já instaladas. Por isso, ele é tão importante no dia a dia das pessoas.

De toda forma, é normal haver dúvidas sobre o que o laboratório de análises clínicas faz, quais exames estão incluídos etc. Então, criamos este post para sanar as principais questões. Continue lendo e entenda!

O que é um laboratório de análises clínicas?

Um laboratório de análises clínicas é um ambiente de coleta ou recebimento de fluidos corporais para investigar o estado de saúde de um indivíduo. Esses materiais biológicos são recebidos, retirados e analisados por profissionais especializados.

As coletas são feitas dentro do próprio laboratório ou de forma domiciliar e entre outros locais.  Qualquer que seja a opção do paciente, as regras da Vigilância Sanitária estadual devem ser seguidas.

É importante destacar também que todos esses processos são regulados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Quais profissionais trabalham nos laboratórios de análises clínicas?

Os profissionais que trabalham nos laboratórios de análises clínicas são variados:

  • biomédicos;
  • farmacêuticos;
  • biólogos;
  • entre outros.

Ambos os profissionais desempenham papéis cruciais na  saúde do paciente, contribuindo significativamente para o processo diagnóstico e de monitoramento médico.

Quais análises clínicas podem ser realizadas nos laboratórios?

As análises clínicas realizadas nos laboratórios são classificadas das seguintes formas: bioquímica, imunologia, hematologia, microbiologia, parasitologia e entre outras áreas. A seguir, explicaremos cada uma delas.

Bioquímica

A bioquímica envolve a análise de substâncias químicas presentes no organismo. Isso inclui a avaliação de enzimas, proteínas, lipídios, glicose e eletrólitos no sangue e em outros fluidos corporais. Dois exemplos são os exames de glicose e colesterol.

Imunologia

A imunologia estuda o sistema imunológico e suas respostas a diferentes agentes. Os testes nessa área incluem a análise de anticorpos, antígenos e células do sistema imunológico.

Hematologia

A hematologia abrange o estudo dos componentes sanguíneos, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Testes hematológicos incluem a contagem de células sanguíneas, a dosagem de hemoglobina e a avaliação da coagulação.

Microbiologia

A microbiologia concentra-se na identificação de microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. Esses testes são essenciais para diagnosticar infecções e determinar a sensibilidade a antibióticos, orientando o tratamento adequado.

Parasitologia

A parasitologia envolve a identificação de parasitas em amostras biológicas, como fezes. Isso inclui a detecção de protozoários, helmintos (vermes) e outros organismos parasitários. Os testes parasitológicos são importantes para diagnosticar infecções parasitárias, como giardíase, amebíase e infestações por vermes.

Além das áreas mencionadas anteriormente, os laboratórios de análises clínicas podem incluir outras especialidades. Cada uma dessas áreas desempenha um papel crucial no diagnóstico e monitoramento de diferentes condições de saúde, proporcionando informações essenciais para os profissionais de saúde no tratamento adequado dos pacientes

Quais são os tipos de exames mais comuns em um laboratório de análises clínicas?

Os laboratórios de análises clínicas realizam diversos tipos de exames.
Os laboratórios de análises clínicas são essenciais para monitorar a saúde dos pacientes.

Exames de rotina

Os exames de rotina realizados em um laboratório de análises clínicas analisam o estado de saúde geral. Normalmente, são usados na medicina preventiva para identificar possíveis problemas e doenças de forma precoce. O hemograma é um exemplo desta categoria.

Perfil lipídico

O perfil lipídico é um conjunto de exames que avalia os níveis de diferentes tipos de lipídios (gorduras) no sangue, sendo um componente fundamental na avaliação do risco cardiovascular, por exemplo, o exame de colesterol.

Exame de glicemia

O teste de glicose, também conhecido como glicemia, é fundamental para avaliar a quantidade de açúcar (glicose) presente no sangue. Esse teste é crucial para o diagnóstico, controle e acompanhamento de condições relacionadas ao metabolismo da glicose, especialmente diabetes.

Exame de sexagem fetal

O exame de sexagem fetal identifica o sexo do bebê antes mesmo da realização do ultrassom. É um exame não invasivo capaz de identificar o sexo do bebê por meio da análise do sangue materno. O método é altamente seguro e preciso, não implicando riscos para mãe ou filho.

E o exame deve ser realizado a partir da 8ª semana de gravidez. Neste período, a quantidade de DNA fetal no sangue materno é suficiente para uma análise precisa.

Qual a importância dos laboratórios de análises clínicas?

Os laboratórios de análises clínicas desempenham um papel fundamental no acompanhamento da saúde dos pacientes, proporcionando informações valiosas que podem ser cruciais tanto para a prevenção quanto para o tratamento de doenças.

Por exemplo, se os exames de tireoide indicarem alterações nos níveis hormonais, os médicos, podem prescrever medicação apropriada para regularizar a função da tireoide.

Ou seja, o laboratório de análises clínicas é imprescindível para quem deseja ter uma rotina saudável e pretende saber se a saúde está em dia.

Então, que tal conhecer um laboratório de análises clínicas completo e confiável? Acesse o site do Sancet e conheça nossos serviços para saber como podemos ajudar a sua saúde.

Em resumo

O que é um laboratório de análise clínica?

Um laboratório de análises clínicas é um ambiente de recebimento e coleta de fluidos corporais para investigar o estado de saúde de um indivíduo. Esses materiais biológicos são manuseados por profissionais treinados e seguem procedimentos rigorosos para garantir a integridade das amostras.

O que se faz em um laboratório de análises clínicas?

Os laboratórios de análises clínicas são peças fundamentais no cuidado da saúde, fornecendo informações cruciais que apoiam profissionais de saúde e pacientes no entendimento e tratamento de diversas condições médicas.  Isso é feito de maneira preventiva, através de check-ups,  exames de rotina e acompanhamento médico.

Quem trabalha em análises clínicas?

O trabalho em análises clínicas é realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, como biomédico, biólogo e entre outros. Esses profissionais desempenham papéis cruciais no funcionamento de laboratórios de análises clínicas, contribuindo para a obtenção de resultados precisos que orientam o diagnóstico e tratamento médico.


Posts Relacionados


Check-up no início do ano: 4 exames de rotina importantes

Fazer um check-up médico no início do ano possibilita a definição de metas de saúde e a realização de ajustes no estilo de vida ao longo do ano. [...]

Ver mais >>

Melhor laboratório para exames: 5 critérios na hora de escolher

Escolher um laboratório confiável e de qualidade para realizar exames é crucial para garantir resultados precisos e confiáveis, o que, por sua vez, é funda [...]

Ver mais >>

Acreditação PALC: o que é e por que você precisa saber sobre

Quando se trata de serviços médicos, é normal que as pessoas tenham uma certa preocupação com a qualidade dos exames. Afinal, são eles que vão revelar o [...]

Ver mais >>

Laboratório de análises clínicas: o que é e como funciona

Um laboratório de análises clínicas é um ambiente onde são coletados e analisados fluidos corporais para avaliar a saúde de uma pessoa. [...]

Ver mais >>