Exames de urina: o que é, tipos e como se preparar
Alguns acompanhamentos são essenciais para manter sua saúde em dia e identificar doenças de forma precoce. Nesse sentido, os exames de urina são fundamentais, porque ajudam a identificar infecções urinárias e problemas renais, como pedras nos rins e insuficiência renal.
Além disso, esse é um teste que deve entrar na sua lista de exames de rotina.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
O que é e para que serve o exame de urina?
O exame de urina é a análise de diversos parâmetros e substâncias que podem estar presentes na urina.
Esse exame costuma ser um dos mais realizados, pois fornece um panorama geral da saúde do paciente, principalmente para avaliação de distúrbios renais, sistêmicos ou urinários, como cistite.
Quais são os tipos de exames de urina?
Exame de urina tipo 1
O exame de urina tipo 1 também é chamado de Elementos Anormais e Sedimentos (EAS) ou parcial de urina.
Ele deve ser feito como rotina e é uma análise simplificada com o propósito de sinalizar uma possível infecção urinária ou alterações nos sistemas renal e urinário.
Por isso, vários componentes são verificados, como cor, aparência, densidade e pH da urina. Também é avaliada a presença de hemácias, células epiteliais, leucócitos, nitritos, proteínas e urobilinogênio.
Exame de urina 24 horas
O exame de urina 24 horas tem esse nome por exigir que a coleta ocorra durante um dia inteiro. A partir disso, é possível identificar alterações e descobrir se há doenças, por exemplo, renais.
Urocultura
O objetivo da urocultura é identificar a presença de bactérias. Assim, consegue-se descobrir uma infecção urinária, por exemplo.
Quando fazer o exame de urina?
O exame de urina deve ser realizado durante o check-up e especialmente, em caso de indicações de doenças no sistema urinário e sistêmicas.
Além da prática da medicina preventiva, é fundamental fazer os exames de urina em caso de ardência ao urinar, presença de sangue e entre outros sintomas.
Como se preparar para o exame de urina?
Você deve se preparar para o exame de urina colhendo a primeira urina do dia ou esperando 2 horas sem urinar e seguir todas as orientações de coleta , conforme a instrução do laboratório. E verificar o horário e a unidade para entregar o material.
Vale ressaltar, que dependendo do exame de urina, a orientação de preparo será diferenciada, conforme a solicitação médica ou Check-Up.
Além de todas essas recomendações, conte com um laboratório confiável. O Sancet tem uma equipe preparada e certificada para auxiliar você a cuidar da sua saúde.
Agende um check-up completo em uma das unidades agora mesmo!
Em resumo
Os tipos de exames de urina são tipo 1 (EAS), 24 horas e urocultura. Eles apresentam diferenças entre si, mas todos diagnosticam problemas no trato urinário e entre outras doenças.
As doenças detectadas na urocultura são as infecções no trato urinário, como pielonefrite e cistite. Isso porque seu objetivo é identificar a presença de bactérias, que não devem estar presentes nesse sistema do organismo.
Posts Relacionados
Testosterona: O que é, Importância e Quando Fazer o Exame
Descubra tudo sobre a testosterona: o que é, sua importância e quando fazer o exame. Saiba como avaliar os resultados, as diferenças entre testosterona livre [...]
Ver mais >>Aplicativos de saúde: apps de autocuidado e bem-estar
Os aplicativos de saúde ajudam a monitorar hábitos essenciais como sono, atividade física e nutrição, promovendo o autocuidado. Descubra 7 apps que podem t [...]
Ver mais >>Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade
O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Saiba mais! [...]
Ver mais >>Saúde do idoso: conheça os principais cuidados
A saúde dos idosos necessita de cuidados para assegurar seu bem-estar e qualidade de vida. O objetivo é promover a longevidade e um envelhecimento ativo por m [...]
Ver mais >>