A testosterona é o hormônio responsável por desempenhar funções importantes nos homens.

Testosterona: O que é, Importância e Quando Fazer o Exame

 28 de junho de 2024

A testosterona é o hormônio responsável por desempenhar funções importantes nos homens. Tradicionalmente conhecido como “hormônio masculino”, essa substância também está presente nas mulheres, só que em menor quantidade.

Além de ajudar no desenvolvimento de meninos na transição da juventude para a vida adulta, a testosterona tem outras funções essenciais atribuídas para ambos os gêneros.

Neste artigo, exploraremos a importância da testosterona, como é feito o exame de testosterona total e livre, quando ele é recomendado e muito mais. Continue a leitura!

O que é testosterona?

A testosterona é um hormônio essencial para o funcionamento do organismo, especialmente nos homens. Ela desempenha um papel crucial em várias funções biológicas, incluindo o desenvolvimento e a manutenção dos órgãos sexuais masculinos.

Além disso, ela influencia características como crescimento da barba, voz grave e formato masculino do corpo e entre outros. Nas mulheres, a testosterona também é produzida em menor quantidade nos ovários e pode provocar efeitos como aumento da libido, surgimento de acne e aumento da quantidade de pelos corporais.

Como a testosterona funciona?

A testosterona é um hormônio esteróide com ação androgênica que interage com outras substâncias hormonais para modular as funções fisiológicas.

Ela pode ser produzida pelo corpo humano de duas formas:

  • Diretamente pelas gônadas, através dos ovários na mulher e testículos no homem.
  • Ou pela conversão periférica em um processo mais complexo, onde as glândulas adrenais, acima do rim, produzem a androstenediona, e pela ação de uma enzima, se converte em testosterona. Essa ação acontece fora das gônadas, por isso se chama “periférico”.

Quais são as principais funções da testosterona?

A testosterona exerce funções importantes no corpo humano, como:

  • desenvolvimento dos órgãos reprodutores;
  • características masculinas como voz grave, pelos faciais e formato masculino de corpo;
  • regula o metabolismo do corpo e a função cerebral;
  • desenvolvimento muscular e ósseo;
  • produção de espermatozoides a partir da puberdade;
  • entre outros.

Nível alto de testosterona e nível baixo: o que significa?

A essa altura, já vimos o tamanho da importância da testosterona no corpo humano. Por isso, é importante acompanhar os níveis desse hormônio para manter a saúde em dia.

O que os altos níveis de testosterona podem causar no homem e na mulher??

  • aumento da libido;
  • acnes;
  • infertilidade;
  • maior ganho de massa muscular;
  • em mulheres, engrossamento da voz e aumento da quantidade de pelos;
  • entre outros.

O que os níveis baixos de testosterona podem causar no homem e na mulher?

  • diminuição da libido;
  • queda de pelos;
  • perda de massa muscular.

Os sintomas de níveis altos e baixos de testosterona variam de pessoa para pessoa e deve-se considerar outros fatores relacionados à saúde e consultar um médico para uma avaliação adequada.

Testosterona Livre e Total: quais as diferenças?

Tanto a testosterona total quanto a testosterona livre estão presentes no organismo,  trabalham em conjunto para garantir uma boa saúde e qualidade de vida ao longo do tempo.

Testosterona total

A testosterona total avalia a quantidade total de testosterona circulante no corpo, incluindo tanto a forma livre quanto a ligada a proteínas no sangue.

Testosterona livre

Corresponde a cerca 3% da testosterona total. Esta é a fração da testosterona que não está ligada às proteínas e está livre para ser absorvida e utilizada pelo corpo humano.

Como avaliar o resultado do exame?

A avaliação do resultado do exame  de testosterona envolve várias etapas, que deve ser realizada pelo seu médico, como o histórico do paciente, sintomas e entre outros.

Não deixe de contar com a ajuda de seu médico para realizar o diagnóstico correto do seu exame. Siga o Laboratório Sancet no Instagram e curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Em Resumo

Qual é a função da testosterona?

A testosterona é responsável pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos e de características  como crescimento da barba, engrossamento da voz, aumento da massa muscular e entre outros. E nas mulheres desempenha um papel importante na regulação do desejo sexual, na saúde óssea e muscular, entre outros aspectos fisiológicos.

Quais são os sintomas da falta de testosterona?

Homens com níveis baixos de testosterona podem apresentar sintomas como diminuição da libido, queda de pelos, perda de massa muscular, entre outros. Em mulheres, baixos níveis de testosterona podem causar sintomas como alterações de humor e falta de energia. Níveis altos de testosterona podem causar aumento da libido, acne, infertilidade e, nas mulheres, engrossamento da voz, aumento na quantidade de pelos, entre outros sintomas.

Como manter os níveis de testosterona total e livre equilibrados de forma natural?

1 – Pratique exercícios físicos regularmente
2 – Durma bem
3 – Mantenha uma dieta equilibrada
4 – Evite o consumo excessivo de álcool
5 – Controle o estresse e  entre outros.


Posts Relacionados


Check-up para idosos: exames de rotina na terceira idade

O check-up para idosos tem um papel imprescindível para preservar a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Coleta domiciliar: 6 vantagens para o seu conforto

A coleta domiciliar é um serviço de exames no qual o paciente recebe atendimento em sua própria casa ou em um local desejado. Assim, em vez de precisar se de [...]

Ver mais >>

O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Pré-natal: tudo que você precisa saber sobre

O pré-natal é indispensável para uma gestação e parto saudáveis. Leia o artigo e entenda melhor este tão importante exame. [...]

Ver mais >>