Cuidados com a alimentação no inverno.

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

 22 de setembro de 2023

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que reforça a sensação de fome. Por isso, é essencial que você fique atento com a alimentação no inverno.

Nessa época do ano, ficamos propensos a exagerar nas refeições e, consequentemente ficamos suscetíveis a algumas doenças. Dessa forma, o ideal é variar o cardápio, mas não mudarmos a nossa composição alimentar.

Neste artigo, selecionamos 7 dicas de alimentação no inverno para preservar a sua saúde. Aproveite a leitura e descubra maneiras de se cuidar durante essa estação do ano!

Por que é importante manter uma boa alimentação no inverno?

A má alimentação no inverno aumenta as chances de ficarmos suscetíveis a algumas doenças devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Com as temperaturas mais baixas e uma possível deficiência nutricional, as pessoas ficam mais vulneráveis a infecções virais e bacterianas.

Veja algumas doenças e algumas condições que uma dieta desequilibrada no inverno pode gerar:

 ●     aumento do colesterol e triglicérides;

●     gripe e resfriado;

●     pressão alta;

●     agravamento de doenças crônicas;

●     ganho de peso excessivo;

●     indisposição

●     desidratação;

●     entre outros.

 Em caso de dúvida de como está a sua saúde, procure um médico e realize exames de rotina. Por meio destes procedimentos, o médico vai conseguir identificar qualquer alteração. Assim, será possível detectar precocemente deficiências nutricionais, infecções, anemias ou até sinais de doenças crônicas.

7 Dicas importantes para se alimentar bem no inverno

Para manter a saúde em dia e enfrentar o frio com energia, siga essas 7 dicas para se alimentar bem no inverno:

1. Explore as opções de sopas

Sem dúvida, a sopa combina muito com os dias frios. E o melhor de tudo é que, além de aquecer o corpo, ela costuma ser rica em nutrientes e vitaminas essenciais. Com uma infinidade de opções de preparo, explore o cardápio utilizando legumes, verduras, carnes magras, grãos e temperos.

Para aproveitar ainda mais os benefícios das sopas, opte por ingredientes frescos e variados. Abóbora, batata, cenoura, couve-flor e espinafre são ótimas escolhas, pois são ricos em nutrientes, não se esquecendo dos temperos naturais. Dessa forma, você fortalece a imunidade e mantém  bom funcionamento do organismo.

2. Invista nas gorduras boas em pequenas quantidades

O excesso de comidas gordurosas e hipercalóricas é um dos agravantes na alimentação no inverno. Afinal, nessa época do ano, é comum incluirmos no cardápio, frituras, queijo derretido, massas e molhos. Porém, isso pode causar consequências a nossa saúde.

Por isso, é importante incluir gorduras saudáveis na dieta, pois elas são fontes de ômega-3, que auxiliam na saúde do coração e têm efeito anti-inflamatório. Normalmente, encontradas em:

●     abacate;

●     azeite de oliva;

●     castanhas;

●     salmão;

●     sardinha

3. Mantenha-se hidratado

Beber água é fundamental em toda estação do ano. No entanto, o frio do inverno acaba nos inibindo de ingerir o líquido. Portanto, fique atento se você está tomando a quantidade de água necessária para a manutenção do organismo.

Algumas dicas:

  • Utilizar aplicativos ou até mesmo o despertador do celular para configurar lembretes ao longo do dia.
  • Mantenha sempre com uma garrafa de água perto de você. 
  • Defina horários estratégicos para tomar um copo de água, como ao acordar, antes das principais refeições e durante a tarde.

4. Não se esqueça das frutas

Aproveite as frutas da estação para enriquecer a sua alimentação no inverno. Isso vale principalmente nas refeições intermediárias, aquelas entre o almoço o jantar.

Frutas como laranja, kiwi, morango e maçã são fontes essenciais de vitaminas e antioxidantes. Essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra gripes e resfriados.

5. Cuidado com as bebidas quentes

Outro hábito bastante comum nos dias frios é o consumo excessivo de bebidas quentes, como cafés, chocolates quentes e cappuccinos. Apesar de serem irresistíveis, é importante ter cuidado com o exagero, principalmente quando adicionamos açúcar.

A cafeína quando consumida em grandes quantidades, pode causar problemas como insônia, ansiedade e até palpitações cardíacas. Já o açúcar, está associado ao risco de doenças crônicas, como diabetes, problemas cardiovasculares e cáries dentárias.

6. Aposte nos chás

Uma alternativa mais saudável de bebidas quentes é o chá. Além de aquecer e hidratar o corpo, eles também têm efeitos termogênicos. Porém, fique atento ao tipo de chá, o mate, por exemplo, contém mais cafeína que o próprio café. As opções mais indicadas são: camomila, erva-cidreira, erva-doce, capim limão, entre outros.

 7. Experimente alimentos termogênicos

Você sabia que alguns alimentos aumentam o gasto calórico e ajudam a manter o corpo quente? Chamado de alimentos termogênicos, eles são uma excelente opção para incluir na sua alimentação durante o inverno. São eles:

●     gengibre;

●     canela;

●     pimenta;

●     chá verde.

Mas tenha cuidado: o consumo deve ser moderado, pois em excesso eles também podem impactar a saúde.

Siga o Sancet nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas como essa!

Em nossas redes, você encontrará conteúdos exclusivos sobre medicina diagnóstica, saúde, bem-estar e outras informações relevantes. Junte-se a nós nessa jornada de cuidado com o corpo! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Em resumo

Quais alimentos consumir no inverno?

Para manter uma alimentação saudável no inverno, é importante consumir frutas, legumes e verduras frescas, alimentos que são ricos em vitaminas e minerais, como sopas, refogados e carnes magras. Além disso, priorize frutas como laranja, kiwi, morango e maçã.

Quais alimentos evitar no inverno?

Evite alimentos gordurosos e hipercalóricos em excesso, como frituras, molhos, vinho, fondues, queijo e massas. Tenha cuidado também com as bebidas, como  licores, cappuccinos e chocolate.


Posts Relacionados


Rotina saudável: 6 dicas para viver bem

A rotina saudável é um conjunto de bons hábitos adotados diariamente para promover a saúde física, mental e emocional. [...]

Ver mais >>

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>