Mulher curtindo uma praia e seguindo as dicas de verão.

Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

 15 de dezembro de 2023

Ter uma rotina saudável é essencial para manter a sua qualidade de vida e bem-estar em todos os períodos do ano. No entanto, existem situações que exigem um cuidado a mais e conhecer as principais dicas de verão é fundamental para alcançar esses benefícios.

Afinal, essa é uma estação do ano que exige mais hidratação, alimentação equilibrada e cuidados com a pele. Atentar a todos esses aspectos é o segredo para passar o verão sem complicações.

Então, que tal ver quais são as dicas para um verão saudável? Continue a leitura!

7 dicas para se manter saudável no verão

1. Mantenha a hidratação em dia

A principal dica de verão é sempre beber água. Isso porque o líquido é essencial para o bom funcionamento do organismo e é ainda mais relevante na época mais quente do ano para que a temperatura do corpo seja reduzida.

Contudo, com o calor intenso e o aumento da transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo.

A melhor forma de fazer isso é ingerindo pelo menos 2,5 litros de água  todos os dias, mas você também pode complementar a hidratação com água de coco, sucos e chás em versões naturais e sem açúcar.

2. Não esqueça do protetor solar

O protetor solar é o principal aliado da saúde da pele. Por isso, ele não deve ser visto como uma dica de verão dispensável ou que pode ser adotado somente na praia. Ele deve ser aplicado todos os dias a cada 2 horas.

Se você estiver em piscina ou praia, pode reaplicar em menos tempo. Lembre-se que o protetor deve ser passado com 30 minutos de antecedência à exposição solar.

Assim, você garante que a sua pele estará protegida contra os efeitos dos raios UVB, que são bastante nocivos à saúde. 

Outra dica é usar roupas com fotoproteção, que são muito indicadas para crianças por reduzirem a exposição aos raios solares.

3. Fique de olho na alimentação

A alimentação no verão precisa ser leve e equilibrada. Isso porque o calor faz com que o gasto de energia seja reduzido. Ou seja, a temperatura corporal é mantida com mais facilidade

Isso é totalmente diferente do que acontece com a alimentação no inverno. No período frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido. Dessa forma, é preciso consumir mais alimentos pesados.

Voltando ao verão, uma dica é cuidar com a conservação dos alimentos. Se eles ficarem muito tempo fora da geladeira, os microrganismos se proliferam mais rapidamente e podem levar à intoxicação alimentar.

Assim, é fundamental mantê-los em refrigeração constante e ainda ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes. 

4. Pratique atividades físicas com moderação

Você já deve saber que as atividades físicas são fundamentais para evitar o colesterol alto e ter bons resultados no exame de glicemia, hemograma e entre outros. Porém, é preciso ter um cuidado extra no verão para não exagerar.

Assim, vale usar roupas leves e praticar exercícios somente até às 10h ou depois das 16h.

Entre os exercícios, faça pausas para se hidratar e descansar. Também escolha um local com sombra e ventilação, que seja bem arejado.

Ainda, evite fazer atividades físicas logo após comer. Dessa forma, você reduz a chance de indigestão.

5. Use bonés e acessórios

A proteção solar também deve incluir o uso de bonés e outros tipos de acessórios, como viseiras, chapéus e óculos escuros. Lembre-se de que os raios UVB também prejudicam a pele e os olhos. Então, tenha esse cuidado, especialmente com crianças e adolescentes.

6. Evite ficar com a roupa de banho molhada

É bem comum passar horas com roupa de banho molhada no verão. No entanto, isso pode levar ao desenvolvimento de microrganismos na região genital, o que favorece o aparecimento de doenças. 

Por isso, sempre troque de roupa quando for se molhar e tente manter a roupa seca o máximo possível.

7. Tenha cuidado ao usar limão

O limão é uma fruta usada em várias receitas doces e salgadas. É bem comum tomar limonada ou suco natural, temperar peixe e frutos do mar. Contudo, ele pode provocar manchas. Por isso, é importante ter cuidado.

Isso acontece porque o limão tem uma substância fototóxica, ou seja, que causa manchas e até queimaduras quando tem contato com o sol. Assim, a dica no verão é usar essa fruta somente em ambientes internos ou na sombra.

Além disso, quando terminar de usá-la, lave bem as mãos. 

Seguindo essas 7 dicas de verão, fica mais fácil aproveitar o período mais quente do ano sem descuidar da sua saúde.

Quer receber mais conteúdos como esse? Siga o perfil da Sancet nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Em resumo

Como se cuidar no calor?

1. Mantenha a hidratação em dia.
2. Não esqueça do protetor solar.
3. Fique de olho na alimentação.
4. Pratique atividades físicas com moderação.
5. Use bonés e acessórios.
6. Evite ficar com a roupa de banho molhada.
7. Tenha cuidado ao usar limão.

Como ter mais energia no verão?

1. Ingira sucos e água.
2. Consuma alimentos ricos em fibra.
3. Tenha uma alimentação mais leve e equilibrada.
4. Coma frutas.
5. Faça atividades físicas.


Posts Relacionados


Dicas de verão: 7 cuidados para a saúde

As dicas de verão servem para cuidar da pele, dos olhos e do organismo em geral. Isso permitirá que você mantenha a saúde na época mais quente do ano. Ente [...]

Ver mais >>

O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

Entenda a importância da atividade física para o seu dia a dia e saúde. Veja dicas práticas para começar a praticar hoje mesmo! [...]

Ver mais >>

Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>