Laboratório com acreditação PALC.

Acreditação PALC: o que é e por que você precisa saber sobre

 29 de setembro de 2023

Quando se trata de serviços médicos, é normal que as pessoas tenham uma certa preocupação com a qualidade dos exames. Afinal, são eles que vão revelar o estado atual da sua saúde. Nesse sentido, a acreditação PALC é uma forma garantir que essas atividades laboratoriais sejam confiáveis.

Quer saber mais sobre essa certificação e porque ela é tão relevante no cenário de análises clínicas? Então, vem com a gente que vamos explicar tudo para você!

O que é a acreditação PALC?

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, também conhecido como acreditação PALC, é uma certificação concedida aos laboratórios de análises clínicas que atendem a rigorosos padrões de qualidade e de otimização contínua.

Criada em 1998 pela Sociedade Brasileira de Patologia, o programa tem como objetivo reduzir as incertezas sobre as decisões médicas, como diagnóstico, prognóstico ou monitoramento. Assim, o paciente tem a tranquilidade de saber que as suas condições médicas estão sendo avaliadas de forma segura.

Além disso, o programa também contempla laboratórios que proporcionam um ambiente de trabalho agradável aos colaboradores, avaliando a gestão interna da organização. Dessa forma, ele é um forte indicador de que empresa se preocupa  com satisfação dos clientes e funcionários.

Por que a acreditação PALC é tão importante?

A acreditação PALC é reconhecida nacional e  internacionalmente, o que a torna um selo de altamente respeitado no setor da saúde. Logo, ao optar por um laboratório certificado, os pacientes e médicos podem esperar um serviço confiável e seguro.

A norma também é um indicativo de que o laboratório está em um processo de melhoria contínua tanto dos processos laboratoriais quanto do atendimento ao cliente. Nesse sentido, a certificação agrega um valor significativo às instituições e ao mesmo tempo assegura a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, o PALC também proporciona um ambiente de trabalho mais seguro, uma vez que o cumprimento dos regulamentos de segurança é essencial para evitar acidentes e garantir a integridade física dos colaboradores. Logo, ele também possibilita medir o nível de satisfação dos clientes.

Como funciona a acreditação PALC?

A acreditação PALC é conferida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Por se tratar de um processo de avaliação externa feito por órgãos respeitados, o selo gera ainda mais legitimidade e confiança aos laboratórios clínicos.

A certificação tem três anos de validade. Durante esse período, o laboratório acreditado deve continuar a atender aos requisitos e padrões estabelecidos pela acreditação

O que a acreditação PALC avalia?

Alguns dos principais fatores avaliados durante o processo de acreditação PALC incluem:

●     sistema de qualidade do laboratório;

●     qualificação técnica da equipe;

●     infraestrutura e tecnologia;

●     processos laboratoriais;

●     controle de qualidade no atendimento;

●     acessibilidade dos resultados;

●     segurança dos paciente e dos colaboradores;

●     documentações.

Você sabia que o Sancet é o primeiro laboratório no Brasil a ser certificado pela Acreditação PALC?

De 166 laboratórios no Brasil, fomos o primeiro a ser acreditado pelo PALC. Essa conquista é motivo de orgulho e destaque para o Sancet. Desde o início, estabelecemos um compromisso sólido em atender aos mais altos padrões de qualidade e segurança.

Além disso, também fomos o primeiro laboratório no país a receber o selo de excelência nível 3. O que reforça o nosso compromisso em aprimorar continuamente nossos serviços e atendimento.

Acesse o site do Sancet e conheça mais sobre nossa trajetória de sucesso! Lá, você vai encontrar informações detalhadas sobre os nossos serviços!

Em resumo

O que é acreditação PALC?

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, também conhecido como acreditação PALC, é uma certificação concedida aos laboratórios de análises clínicas que atendem a rigorosos padrões de qualidade e de otimização contínua.

Para que serve a norma PALC?

A norma PALC tem como objetivo reduzir as incertezas sobre as decisões médicas, como diagnóstico, prognóstico ou monitoramento. Assim, o paciente tem a tranquilidade de saber que as suas condições médicas estão sendo avaliadas de forma segura.

Qual a importância da acreditação PALC?

A acreditação PALC é importante, pois é um indicativo de que o laboratório está em um processo de melhoria contínua tanto dos processos laboratoriais quanto do atendimento ao cliente. Nesse sentido, a certificação agrega um valor às instituições e pacientes.


Posts Relacionados


Medicina preventiva: por que é tão importante? 

Descubra o que é a medicina preventiva e porque é um assunto indispensável para a sua qualidade de vida! [...]

Ver mais >>

Atividade física: como começar e promover sua saúde?

Entenda a importância da atividade física para o seu dia a dia e saúde. Veja dicas práticas para começar a praticar hoje mesmo! [...]

Ver mais >>

O que são triglicérides? Descubra aqui!

Triglicérides são o principal tipo de molécula de gordura presente no organismo. Eles estão relacionados à síndrome metabólica. Saiba mais! [...]

Ver mais >>

Alimentação no inverno: 7 dicas para sua saúde

Basta a temperatura cair um pouco que o apetite aumenta, não é mesmo? Isso é normal! Pois no frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que [...]

Ver mais >>