Colesterol alto: como prevenir e combater
O colesterol alto é uma condição de risco para a saúde e de grande relevância, graças a correlação existente entre seus altos níveis no sangue com o desenvolvimento de doenças como infarto, AVC e insuficiência cardíaca. Portanto, é importante estarmos atentos à nossa alimentação e aos nossos hábitos de vida.
Quando há uma alta concentração de colesterol no sangue, a substância se acumula nas paredes das artérias causando inflamações, o que pode obstruir o fluxo sanguíneo. Trata-se de um cenário perigoso que, de forma silenciosa, provoca danos graves à saúde com o tempo.
Neste post, você vai entender o que é o colesterol alto, quais são os sintomas e suas causas. Acompanhe!
O que é colesterol alto e quais os sintomas?
O colesterol é uma substância encontrada, em sua maioria, em alimentos de origem animal. Também pode ser produzida naturalmente pelo nosso organismo (principalmente pelo fígado) a partir das lipídeos (gorduras) ingeridas na dieta.
Existem frações do colesterol que diferem em densidade de sua composição (lipoproteínas). As principais são o HDL e LDL. O HDL faz um trabalho de limpeza, retirando o LDL de artérias e consequentemente evitando a formação de placas ateroscleróticas que comprometem o fluxo sanguíneo e causam problemas cardiovasculares, como infarto, AVC, angina, dentre outras complicações
O equilíbrio entre eles é primordial para o funcionamento do metabolismo e auxilia nas funções celulares, produção de hormônios e outras substâncias. Portanto, é fundamental monitorar os níveis de colesterol e adotar um estilo de vida saudável para prevenir esses problemas.
Quais são as causas do colesterol alto?
Há a condição hereditária (genética) que pode ser a causa da elevação do colesterol. Existem condições hereditárias que afetam o funcionamento do metabolismo dos lipídios, promovendo seu aumento no sangue.
Na maioria dos casos, o colesterol alto é causado pela somatória de fatores como sedentarismo, alimentação desbalanceada e rica em gordura saturada (alimentos industrializados e frituras), estresse, e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Qual exame pode detectar colesterol alto?
O aumento de colesterol é gradual e silencioso, ou seja, não apresenta nenhum sintoma precoce. Quando em níveis elevados e sem o tratamento correto, o sistema circulatório fica comprometido e isso causa os seguintes sintomas:
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Falta de ar;
- Dor no peito.
Além disso, as palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
Nesse contexto, o diagnóstico terapêutico tem embasamento em exames de colesterol total e suas frações para verificar como estão os índices de LDL e HDL, principalmente, assim como o Triglicérides que tem correlação neste processo. Para as consequências cardiovasculares, o monitoramento pode ser feito pelos marcadores cardíacos, marcadores de inflamação e exames de imagem.
Como combater e prevenir o colesterol alto?
A prevenção é a melhor forma para preservar a qualidade de vida e evitar doenças, inclusive o colesterol alto. Nesse caso, a principal forma para combater o problema é com a mudança de comportamentos e adoção de hábitos saudáveis.
Algumas dicas imprescindíveis são:
- consulte um nutricionista para criar uma dieta saudável;
- evite consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- reduza o consumo de açúcares simples;
- cuidado com a alimentação no inverno;
- diminua o consumo de carboidratos;
- mantenha o peso no nível ideal;
- pratique atividades físicas regularmente;
- reduza o consumo de alimentos processados;
- insira alimentos ricos em fibras na alimentação.
O acompanhamento médico é indispensável para ter orientações seguras e combater o colesterol alto. Mantenha seus exames de rotina em dia e em caso de qualquer sinal, agende uma consulta.
O colesterol alto é uma condição séria e que pode causar infarto no miocárdio e outras doenças graves. Portanto, invista em hábitos saudáveis e mantenha seus exames preventivos em dia para preservar o seu bem-estar sempre.
Gostou do post? Se as informações foram úteis para você, não deixe de ajudar outras pessoas a entenderem como combater o colesterol alto! Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e dissemine conhecimento!
Em resumo
Trata-se de uma condição caracterizada pelo excesso de colesterol ruim nas artérias, levando ao acúmulo de gordura e obstrução do fluxo sanguíneo.
O colesterol alto não provoca nenhum sintoma aparente, por isso, é indispensável manter os exames de rotina em dia.
– consulte um nutricionista para criar uma dieta saudável;
– evite consumir bebidas alcoólicas em excesso;
– reduza o consumo de açúcares simples;
– diminua o consumo de carboidratos;
– mantenha o peso no nível ideal;
– pratique atividades físicas regularmente;
– reduza o consumo de alimentos processados;
– insira alimentos ricos em fibras na alimentação;
– mantenha os exames de rotina em dia.
Posts Relacionados
Saúde do idoso: conheça os principais cuidados
A saúde dos idosos necessita de cuidados para assegurar seu bem-estar e qualidade de vida. O objetivo é promover a longevidade e um envelhecimento ativo por m [...]
Ver mais >>Dengue: 5 cuidados para prevenir a doença
A dengue, uma enfermidade de caráter viral e infeccioso, é disseminada através da picada do mosquito Aedes aegypti. Confira cinco medidas preventivas essenci [...]
Ver mais >>Campanha Março Lilás: a importância da prevenção do câncer de colo de útero
A Campanha Março Lilás é um evento focado na prevenção do câncer de colo de útero. Saiba mais. [...]
Ver mais >>Saúde da mulher: o guia completo para você
Ficar atento à saúde da mulher permite agir de maneira preventiva e identificar de forma precoce qualquer doença relacionada ao organismo feminino. Veja 10 c [...]
Ver mais >>