Saúde do adolescente: exames para fazer na puberdade
A expectativa de vida de uma pessoa tem muito a ver com os hábitos adotados desde a infância. Por isso, todas as faixas etárias exigem atenção. Assim, o cuidado com a saúde do adolescente é primordial. Afinal, é nesse período que muitas mudanças acontecem.
Essas modificações vão desde a independência — e a capacidade do que vai comer, se vai fazer exercícios físicos etc. — até os hormônios. Portanto, manter os exames em dia ajuda a identificar problemas, corrigir o estilo de vida e melhorar a rotina adotada.
Em outras palavras, é nesse momento que os pais precisam acompanhar os filhos e direcioná-los para terem mais qualidade de vida. Então, quais exames são cruciais nessa faixa etária? Conheça-os a seguir e entenda a importância de fazê-los.
Por que é importante fazer exames durante a adolescência?
É importante fazer exames durante a adolescência para verificar o crescimento e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, os testes servem para identificar o aparecimento de doenças ou de fatores de risco, que exigem mudanças de hábitos.
Assim, as doenças crônicas (como diabetes, obesidade, estresse, hipertensão arterial etc.) são evitadas.
Portanto, é fundamental fazer exames de rotina para fazer com que a saúde esteja sempre em dia. Essa também é uma forma de se precaver contra as doenças crônicas, que costumam aparecer somente na idade adulta.
Por isso, não é exagero dizer que o monitoramento da saúde do adolescente tem relação direta com a longevidade. Afinal, atua-se de acordo com a medicina preventiva e estabelece-se uma rotina mais sadia e positiva.
7 exames essenciais para monitorar a saúde do adolescente
1. Hemograma
O hemograma é indispensável em qualquer check-up no início do ano, por diagnosticar várias condições de saúde, como infecções e anemia.
2. Urina e fezes
O exame de urina é fundamental para detectar infecção urinária e entre outras. Por sua vez, o exame de fezes a presença de parasitas, por exemplo. Assim, é possível saber se existe algum problema no trato gastrointestinal.
3. Perfil Lipídico
O perfil lipídico avalia os riscos de doenças cardiovasculares associadas a níveis elevados de gordura no sangue.
4. Glicemia
O exame de glicemia avalia o nível de glicose no sangue.
5. Função tireoidiana
Verifica o funcionamento da função
6. Função renal
Indica o estado de saúde dos rins.
7. Ferro e Ferritina
Os exames de ferro e ferritina são essenciais para avaliar os níveis de armazenamento e disponibilidade de ferro no organismo.
Onde fazer exames para monitorar a saúde dos adolescentes?
Os exames para monitorar a saúde dos adolescentes devem ser realizados em um Laboratório de Análise Clínica confiável, e o Sancet possui uma equipe preparada e dedicada para este atendimento. Desse modo, será possível fazer um bom monitoramento da saúde do adolescente, garantindo mais qualidade de vida.
Então, o que acha de começar a cuidar da saúde dos adolescentes agora mesmo? Agende o check-up no Sancet e veja como essa medida fará a diferença no longo prazo.
Em resumo
A saúde do adolescente é o monitoramento do estado geral de jovens entre 10 e 19 anos. O objetivo é garantir um crescimento e desenvolvimento adequados para a idade. Ao mesmo tempo, contribui para evitar o surgimento de doenças crônicas, alterar hábitos ruins e facilitar a chegada da puberdade.
A importância da saúde na adolescência é fazer com que o jovem inicie a vida adulta da forma correta. Ou seja, essa é uma maneira de evitar comorbidades e doenças crônicas na idade adulta, favorecendo mais qualidade de vida, bem-estar e longevidade.
Os cuidados com a saúde na adolescência passam por visitas regulares a médicos e realização de exames. Também é importante estimular uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Posts Relacionados
Dengue: 5 cuidados para prevenir a doença
A dengue, uma enfermidade de caráter viral e infeccioso, é disseminada através da picada do mosquito Aedes aegypti. Confira cinco medidas preventivas essenci [...]
Ver mais >>Microbioma intestinal: o que é, importância e como funciona o exame
O intestino contém trilhões de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, que afetam diretamente a digestão, a imunidade e até o seu bem-estar emocio [...]
Ver mais >>Doenças comuns no verão: como prevenir e tratar
No verão, doenças como insolação, micose e intoxicação alimentar são comuns devido ao calor e à umidade. Prevenção inclui hidratação, proteção sol [...]
Ver mais >>Setembro Amarelo: como cuidar da saúde emocional e reconhecer os sinais de alerta
Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. Dados do Ministério da Previdência Social apontam que foram quase meio milhão de afast [...]
Ver mais >>
